Topo

Poeta egípcio Tamim al-Barghouti consegue embarcar para a Flip, diz organização

Poeta egípcio Tamim Al-Barghouti, em foto de 2007 - Nasser Nuri/Reuters
Poeta egípcio Tamim Al-Barghouti, em foto de 2007 Imagem: Nasser Nuri/Reuters

Do UOL, em São Paulo

05/07/2013 12h23

O poeta e cientista político egípcio Tamim al-Barghouti conseguiu embarcar do Cairo rumo a Londres, de onde pegará um voo para o Brasil, para participar da 11ª Festa Literária Internacional de Paraty (Flip). A informação foi confirmada ao UOL pela organização do evento, que prevê a chegada do autor no sábado (6).

O poeta e escritor participa de uma mesa da festa no próximo domingo, ao lado do brasileiro Mamede Mustafa Jarouche, com mediação do jornalista Arthur Dapieve. Eles discutirão as relações entre arte e política na história e no presente do mundo árabe. Nesta quinta, a organização da Flip aguardava com expectativa a confirmação do embarque de Al-Barghouti.

Apelidado de "o poeta da revolução" depois que um poema de sua autoria foi declamado na praça Tahrir, no Cairo, durante os protestos contra o ditador egípcio Hosni Mubarak, em 2011. Al-Barghouti mora nos Estados Unidos, mas estava no Egito nos últimos dias, quando houve uma nova série de protestos que culminaram na queda de Mohamed Mursi.

O presidente Mohamed Mursi foi deposto nesta quarta-feira (3) por um golpe militar apoiado por grande parte da população. O ministro da Defesa do Egito e comandante das Forças Armadas, Abdeh Fattah al Sissi, disse na TV que está suspensa a Constituição do país.

A poucos dias do começo da Flip, o francês Michel Houellebecq e o norueguês Karl Ove Knausgård cancelaram suas vindas por motivos pessoais. O primeiro já havia cancelado a participação na Flip de 2011.

A mesa da qual o francês participaria deu lugar a uma nova mesa, sobre os protestos e o atual momento político do país. O norueguês foi substituído pelo autor mexicano Juan Pablo Villalobos na mesa "Ficção e confissão", às 17h15 de sexta.

Convidados, os autores que participam da Flip não recebem cachê. Com os cancelamentos, a organização precisa remarcar mesas, desmarcar passagens e hospedagens, mas não há nenhum tipo de multa ao desistente.