Entretenimento

Participação do Brasil na Feira de Frankfurt terá cem editoras e show de Criolo

Leonardo Soares/UOL
O cantor Criolo, que será uma das atrações da programação paralela do Brasil na Feira de Frankfurt Imagem: Leonardo Soares/UOL

Do UOL, em São Paulo*

25/06/2013 17h30

O Brasil participará da Feira do Livro de Frankfurt, a maior vitrine do mundo no setor, com cerca de 70 escritores e 100 editoras, informou nesta terça-feira (25) o presidente da Fundação Biblioteca Nacional, Renato Lessa.

A participação do Brasil, país convidado da próxima edição da feira literária Buchmesse, realizada de 9 a 13 de outubro, está orçada em cerca de US$ 9 milhões e seu objetivo principal é alçar sua literatura no contexto internacional, disse Lessa. O valor também abarca eventos realizados em paralelo à programação principal.

O presidente da fundação é o principal responsável pela organização do pavilhão brasileiro na Buchmesse, cuja criação estará a cargo da cineasta e cenógrafa Daniela Thomas.

Programação paralela

Além da programação oficial, o evento contará com uma programação paralela que inclui show do Criolo, exposição de obras de Helio Oiticica e de grafite, espetáculos teatrais de Felipe Hirsch e Christiane Jatahy, além de filmes, dança e performances.

A programação completa foi divulgada na manhã desta terça-feira, em entrevista coletiva realizada na cidade alemã. A primeira atração está marcada para 23 de agosto e será o show do rapper Criolo.

Entre as atrações musicais, também estão previstas apresentações de Lucas Sant'Anna com Jards Macalé e Jorge Mautner, Junio Barreto, Virgínia Rodrigues, Fabiana Cozza, Zélia Duncan, Barbatuques, Lenine, Guinga e Quinteto Villa-Lobos e DJ Dolores.

Entre as nove exposições que estão programadas, destaca-se grafiteiros também foram convidados pelo museu Schirn a ocupar espaços públicos de Frankfurt a exposição "Helio Oiticica: Museu é o Mundo", além da mostra com doze grafiteiros convidados pelo museu Schirn a ocupar espaços públicos de Frankfurt.

No teatro, o diretor Felipe Hirsch adapta textos de autores brasileiros para o projeto "Puzzle".

Na programação de cinema, serão exibidos os filmes "Vidas Secas", "Cão sem Dono", "O Som ao Redor" e "O Cheiro do Ralo".

A feira

O Brasil é considerado um dos mais importantes mercados de leitores em potencial do mundo, afirmou Lessa, que também destacou que o governo brasileiro destinou um fundo de vários milhões de dólares à tradução de 270 títulos nos próximos anos.

A principal tarefa do pavilhão será apresentar autores das grandes cidades, como Rio de Janeiro e São Paulo, mas também as novas vozes das zonas rurais e indígenas.

A literatura brasileira esteve presente na última edição da Feira do Livro de Leipzig (leste da Alemanha), considerada a "irmã caçula" da Buchmesse e orientada basicamente ao público leitor, sem tanto foco nos editores e profissionais do setor.

Algumas semanas antes de comparecer a Frankfurt, o Brasil será protagonista do Festival de Literatura de Berlim, que receberá boa parte dos autores brasileiros convidados da feira Buchmesse.

O objetivo das participações é oferecer um panorama da literatura brasileira em toda sua pluralidade e diversidade, de todas as regiões, com a presença expressiva de vozes femininas e também de escritores que emigraram ou de estrangeiros que adotaram o Brasil como seu país.

* Com informações da agência EFE

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo