Topo

Aos 94 anos, escritora Tatiana Belinky morre em São Paulo

A escritora Tatiana Belinky, aos 93 anos, em São Paulo; e com 4 anos de idade - Fotomontagem/Folha de S. Paulo
A escritora Tatiana Belinky, aos 93 anos, em São Paulo; e com 4 anos de idade Imagem: Fotomontagem/Folha de S. Paulo

Do UOL, em São Paulo

16/06/2013 17h13

A escritora Tatiana Belinky morreu na tarde deste sábado (15) aos 94 anos no Hospital Alvorada de São Paulo. Já o enterro aconteceu por volta das 14h30 deste domingo (16), no Cemitério Israelita da Vila Mariana. De acordo com o hospital, Belinky estava internada há 11 dias e não há informações sobre a causa da morte,

Tatiana é russa, mas chegou ao Brasil com apenas dez anos. Até hoje, ela escreveu mais de 250 livros. Com o marido, o educador Julio Gouveia (1914-1988), fez a adaptação para a TV Tupi a primeira versão "O Sítio do Picapau Amarelo" de Monteiro Lobato em 1952.

Anterior ao “Sítio”, em 1948, ela e o marido fizeram teatro para crianças a Secretaria de Cultura da Prefeitura de São Paulo. Com o advento da televisão, o grupo de teatro de Tatiana começou a se apresentar na “TV Tupi” com os famosos tele-teatros.

Belinky fez críticas literárias para os jornais "O Estado de S.Paulo", "Folha de São Paulo" e "Jornal da Tarde".

Repercussão

Em comunicado oficial, a ministra da Cultura, Marta Suplicy, disse que as obras da escritora fizeram diferença para ela na infância. Veja na íntegra:

“Tatiana Belinky é joia rara. Da lavra de Niemeyer e outros poucos incansáveis. Sensível, produtiva. Capaz de nos brindar com centenas de livros para um público extremamente desafiador: o infanto-juvenil. Embalou muitas das minhas alegrias de infância! Conhecer a obra de Tatiana fez diferença para mim e sei que para a alma de incontáveis meninos e meninas. Nossa literatura perde uma grande criadora.”