Aos 94 anos, escritora Tatiana Belinky morre em São Paulo
A escritora Tatiana Belinky morreu na tarde deste sábado (15) aos 94 anos no Hospital Alvorada de São Paulo. Já o enterro aconteceu por volta das 14h30 deste domingo (16), no Cemitério Israelita da Vila Mariana. De acordo com o hospital, Belinky estava internada há 11 dias e não há informações sobre a causa da morte,
Tatiana é russa, mas chegou ao Brasil com apenas dez anos. Até hoje, ela escreveu mais de 250 livros. Com o marido, o educador Julio Gouveia (1914-1988), fez a adaptação para a TV Tupi a primeira versão "O Sítio do Picapau Amarelo" de Monteiro Lobato em 1952.
Anterior ao “Sítio”, em 1948, ela e o marido fizeram teatro para crianças a Secretaria de Cultura da Prefeitura de São Paulo. Com o advento da televisão, o grupo de teatro de Tatiana começou a se apresentar na “TV Tupi” com os famosos tele-teatros.
Belinky fez críticas literárias para os jornais "O Estado de S.Paulo", "Folha de São Paulo" e "Jornal da Tarde".
Repercussão
Em comunicado oficial, a ministra da Cultura, Marta Suplicy, disse que as obras da escritora fizeram diferença para ela na infância. Veja na íntegra:
“Tatiana Belinky é joia rara. Da lavra de Niemeyer e outros poucos incansáveis. Sensível, produtiva. Capaz de nos brindar com centenas de livros para um público extremamente desafiador: o infanto-juvenil. Embalou muitas das minhas alegrias de infância! Conhecer a obra de Tatiana fez diferença para mim e sei que para a alma de incontáveis meninos e meninas. Nossa literatura perde uma grande criadora.”
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.