Topo

Pato de borracha gigante é esvaziado em Hong Kong

Escultura de pato de borracha exposta em porto de Hong Kong, depois e antes de ser esvaziada - Anthony Wallace/AFP e Kin Cheung/AP
Escultura de pato de borracha exposta em porto de Hong Kong, depois e antes de ser esvaziada Imagem: Anthony Wallace/AFP e Kin Cheung/AP

Do UOL, em São Paulo

15/05/2013 18h23

A escultura de um pato de borracha flutuante gigante que estava em exposição em Hong Kong foi esvaziada nesta quarta-feira (14), deixando um enorme pedaço de plástico boiando em frente ao porto de Victoria.

“Pato de Borracha”, do artista holandês Florentijn Hofman, tem 16 metros de altura quando inflado, e começou a viajar pelo mundo após sua criação, em 2007. A obra de arte, que já passou por Sydney e Amsterdã, chegou a Hong Kong no último dia 2.

De acordo com os responsáveis pelo pato, o esvaziamento já estava previsto, e faz parte das ações de manutenção da escultura.

“Agendamos uma checagem do corpo do pato para os próximos dois dias. Se tudo der certo poderemos enchê-lo novamente o mais rápido possível e o público poderá apreciá-lo de novo”, afirmou Andrew Yeung, porta-voz do shopping-center do porto à agência France Presse.

“Sei que as pessoas estão desapontadas, mas precisamos checar a condição geral [do pato]. Não queremos incomodar ninguém”, completou.

O esvaziamento do pato gerou piadas da imprensa internacional. O jornal britânico “The Guardian” questionou se a falta de ar dentro do pato havia sido causada por uma gripe aviária. Já a rede de TV americana CNN afirmou que a escultura ficou parecendo um “ovo frito pouco apetitoso”.

Hofman, o artista responsável pela criação, já havia alertado que o pato – feito de PVC – poderia ter que ser esvaziado ocasionalmente por conta de ventos e ondas.

O pato deve ficar em Hong Kong até o dia 9 de junho.