Pato de borracha gigante é esvaziado em Hong Kong

A escultura de um pato de borracha flutuante gigante que estava em exposição em Hong Kong foi esvaziada nesta quarta-feira (14), deixando um enorme pedaço de plástico boiando em frente ao porto de Victoria.
“Pato de Borracha”, do artista holandês Florentijn Hofman, tem 16 metros de altura quando inflado, e começou a viajar pelo mundo após sua criação, em 2007. A obra de arte, que já passou por Sydney e Amsterdã, chegou a Hong Kong no último dia 2.
De acordo com os responsáveis pelo pato, o esvaziamento já estava previsto, e faz parte das ações de manutenção da escultura.
“Agendamos uma checagem do corpo do pato para os próximos dois dias. Se tudo der certo poderemos enchê-lo novamente o mais rápido possível e o público poderá apreciá-lo de novo”, afirmou Andrew Yeung, porta-voz do shopping-center do porto à agência France Presse.
“Sei que as pessoas estão desapontadas, mas precisamos checar a condição geral [do pato]. Não queremos incomodar ninguém”, completou.
O esvaziamento do pato gerou piadas da imprensa internacional. O jornal britânico “The Guardian” questionou se a falta de ar dentro do pato havia sido causada por uma gripe aviária. Já a rede de TV americana CNN afirmou que a escultura ficou parecendo um “ovo frito pouco apetitoso”.
Hofman, o artista responsável pela criação, já havia alertado que o pato – feito de PVC – poderia ter que ser esvaziado ocasionalmente por conta de ventos e ondas.
O pato deve ficar em Hong Kong até o dia 9 de junho.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso do UOL.