Quadrinhos

Cartunista brasileiro tira sarro de super-heróis no livro "Cuecas Por Cima Das Calças"

Estefani Medeiros

Do UOL, em São Paulo

14/05/2013 17h28

Ilustrador e cartunista de Porto Alegre, Rafael Koff já fez quadrinhos sobre os "Questionamentos Pós-Modernos para Machos Convictos", deu dicas cafajestes em "Guia do Homem Infiel" e uniu os ícones do terror Freddy Krueger e Jason em uma amizade colorida. Agora é a vez de tirar um pouco de sarro dos super-heróis em "Cuecas Por Cima das Calças", em que o autor brinca com a identidade de Clark Kent, o ponto fraco da Mulher-Gato e os poderes do Quarteto Fantástico. 

Em entrevista ao UOL, Rafael conta que o primeiro contato com quadrinhos veio do pai, quando ele ainda era criança. "Era uma série do Batman que me fisgou e, depois disso, nunca mais deixei de acompanhar quadrinhos. Também sempre gostei de tiras, como Peanuts, Mafalda...Este projeto é uma junção destas duas coisas que gosto." 

Apesar do capricho nos desenhos, Koff confessa não se achar um bom ilustrador. "Eu só 'engano' nesse sentido. Meu foco sempre foram as piadas e roteiros. Apesar de gostar muito de fazer quadrinhos e outros livros de humor, ainda não consigo viver apenas com isso". Rafael atualmente concilia a criação das tiras para os blogs com trabalhos para uma agência de publicidade.  

"Eu estou com o projeto na cabeça o tempo todo. Mesmo quando não estou sentado em frente ao computador. Em qualquer tempo que tenho livre, fico tendo ideias e anotando. Então nas duas horas diárias em que realmente ponho a mão na massa, é só uma questão de executar mesmo as ideias que pensei e anotei durante o resto do dia. Sempre executo estes projetos durante meu horário de almoço no trabalho, o que significa que eu não almoço direito a no mínimo 7 anos", conta entre risos. 

Rafael vem de uma nova safra de cartunistas que aproveitam o espaço online para ganhar nome com blogs e depois se arrisca em versões impressas financiadas por fundos colaborativos e em edições limitadas. Depois de seis livros, o trabalho com "Cuecas" inverteu o processo, e ele lança as tiras sobre os heróis de forma inédita.

"Agora, com o crowdfunding, estou conseguindo publicar com menos risco. E a vontade das pessoas de participarem dos projetos ativamente, ter um contato mais próximo com o autor e sentirem que estão contribuindo e permitindo que o artista de quem gostam possa produzir coisas novas sem muita burocracia, faz com que este sistema seja muito legal, principalmente para independentes como eu", justifica. 

"Cuecas Por Cima das Calças" já arrecadou cerca de R$ 6,366 mil e será vendido apenas pela plataforma Catarse, onde a verba para o livro é arrecadada. Quem colabora com R$ 20 já pode receber o quadrinho em casa. 

Sobre o humor negro e às vezes até sádico das tiras, Koff disse que ainda não teve reclamações. "Neste projeto novo ainda não tive reclamações. Acho que quem apoia conhece meu senso de humor e sabe que ele é meio sujo. Nos projetos anteriores, recebia diversas reclamações por causa do conteúdo. Principalmente por quase todos tocarem em assuntos polêmicos ou controversos." 

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Da Redação
Da Redação
UOL Jogos
do UOL
UOL Jogos
UOL Jogos
UOL Jogos
UOL Jogos
UOL Jogos
UOL Jogos
UOL Jogos
redetv
do UOL
redetv
UOL Jogos
UOL Jogos
UOL Entretenimento
UOL Entretenimento
UOL Entretenimento
UOL Entretenimento
redetv
Da Redação
Da Redação

Liga da Justiça está fora da San Diego Comic-Con? | Hyperdrive

omelete.com.br -Liga da Justiça fora da San Diego Comic-Con, Homem-Aranha andando de bicicleta no set de Spider-Man: Homecoming, a pré venda de Esquadrão Suicida, uma nova imagem da série de TV do Flash, a armadura de Victor Von Doom como o Homem de Ferro, Gwen Stacy e Miles Morales juntos nos quadrinhos e a reformulação dos quadrinhos da Marvel no Hyperdrive de hoje. Hyperdrive, de segunda a sexta, sempre às 20 horas! Assine nosso canal para não perder nenhum e ajude-nos compartilhando com os amigos. Acesse omeleteclube.com.br para assinar sua Omelete Box e curta a página facebook.com/Omeletebox para não perder nada! Leia mais sobre Homem-Aranha - https://omelete.uol.com.br/quadrinhos/noticia/homem-aranha-miles-morales-e-gwen-stacy-estao-apaixonados/ Leia mais sobre Marvel Comics - https://omelete.uol.com.br/quadrinhos/noticia/marvel-now-vaza-a-lista-das-primeiras-series-novas-da-reformulacao-de-fim-de-ano/ Leia mais sobre Homem de Ferro - https://omelete.uol.com.br/quadrinhos/noticia/marvel-revela-a-possivel-armadura-do-novo-homem-de-ferro-doutor-destino/ Leia mais sobre The Flash - https://omelete.uol.com.br/series-tv/noticia/the-flash-wally-west-aparece-como-kid-flash-em-fotos-da-terceira-temporada Leia mais sobre Esquadrão Suicida - https://omelete.uol.com.br/filmes/noticia/esquadrao-suicida-ganha-comercial-com-cenas-ineditas-e-23-imagens-em-alta-resolucao/ Leia mais sobre Spider-Man: Homecoming - https://omelete.uol.com.br/filmes/noticia/spider-man-homecoming-homem-aranha-usa-teia-em-novo-video-do-set/ Leia mais sobre Liga da Justiça - https://omelete.uol.com.br/filmes/noticia/comic-con-apresentacao-da-wb-em-san-diego-pode-nao-ter-liga-da-justica/

Da Redação
Da Redação
Topo