Topo

Flip confirma presença do escritor egípcio Tamim Al-Barghouti, o "poeta da revolução"

Do UOL, em São Paulo

29/04/2013 12h24

O escritor e cientista político egípcio Tamim Al-Barghouti, apelidado de “o poeta da revolução” depois que um poema de sua autoria foi declamado na praça Tahrir, no Cairo, durante os protestos contra o ditador egípcio Hosni Mubarak, foi confirmado na 11ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty.

Inspirado na Primavera Árabe, o pequeno poema "Oh Egypt, it’s close" foi publicado pelo escritor em um jornal egípcio para o qual ele trabalha como colunista, justamente após o governo de Mubarak bloquear o acesso à internet no país. 

Exilado do Egito em 2003, o escritor vive em Washington e trabalha como professor convidado da Universidade de Georgetown. Tamim estudou política na Universidade do Cairo e na Universidade de Boston, onde alcançou o título de Ph.D em ciência política.

Com dois livros publicados sobre história e política, além das coleções de poesia, ele é considerado um mestre da língua e história árabes.

Homenagem a Graciliano Ramos

A Flip de 2013 terá como homenageado o autor Graciliano Ramos. No dia 27 de outubro completam-se 120 anos do nascimento do autor, que é natural da cidade de Quebrangulo, Alagoas.

Até o momento, a Flip confirmou para a edição deste ano a presença da autora norte-americana Lydia Davis, do autor irlandês Jonh Banville, do escritor bósnio Aleksandar Hemon, e da brasileira Cleonice Berardinelli -- que subirá ao palco ao lado da cantora Maria Bethânia para homenagear o escritor português Fernando Pessoa.

A Festa Literária acontecerá de 3 a 7 de julho de 2013 na cidade de Paraty, Rio de Janeiro.