Livro que Roberto Carlos pediu para sair de circulação ainda está à venda
Capa do livro "Jovem Guarda: moda, música e juventude", de Maíra Zimmermann, da editora Estação das Letras e Cores
A editora Estação das Letras e Cores, responsável pela publicação do livro "Jovem Guarda: Moda, Música e Juventude", de Maíra Zimmermann, afirmou ao UOL que a obra não saiu de circulação.
Mil exemplares já foram colocados à venda. A editora afirma que poucos foram efetivamente vendidos, mas não sabe precisar quantos.
Na quinta-feira (11), a Estação das Letras e Cores recebeu uma notificação por parte dos advogados do cantor Roberto Carlos para que o livro fosse tirado de circulação. Kathia Castilho, diretora e uma das fundadoras da editora, explica que foi feita uma contranotificação nesta segunda (15). Os representantes do artista terão um prazo de dez dias para responderem.
Uma das razões para o pedido de retirada de circulação, segundo Kathia, foram as ilustrações da capa, que os advogados tomaram como caricaturas. Além disso, os representantes alegam que há fatos de foro íntimo e pessoal do cantor, o que Kathia nega. "[O livro] fala da Jovem Guarda como uma mudança do comportamento jovem brasileiro centrando na moda, como coloca em cena outras formas estéticas. O nosso foco editoral é moda e design."
- 7933
- http://entretenimento.uol.com.br/enquetes/2013/04/24/o-que-voce-achou-sobre-o-pedido-de-roberto-carlos-para-tirar-o-livro-de-maira-zimmermann-de-circulacao.js
Segundo Kathia, a opção pelas ilustrações foi para evitar o uso de imagens de arquivo, o que tornaria a obra cara por conta dos direitos autorais das fotografias e poderia acarretar em problemas de uso de imagem. Há uma única fotografia da Editora Abril e as outras são de domínio público, como capas de disco, e todas as imagens têm função apenas ilustrativa segundo a diretora.
Kathia explica que os mil exemplares colocados à venda foram pensados para suprir o mercado por um período de dois anos e meio. "O livro acadêmico tem essa dificuldade de venda. O público da editora é principalmente de alunos e pesquisadors na área", diz.
"Jovem Guarda: moda, música e juventude" foi lançado no dia 4 de abril, uma semana antes de ser notificado pelos representantes de Roberto Carlos.
Em 2007, após ação promovida pelo cantor, a biografia não-autorizada "Roberto Carlos em Detalhes", de Paulo César de Araújo, teve sua circulação suspensa.
O UOL entrou em contato com representantes de Roberto Carlos, mas não recebeu resposta.
14 Comentários
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.
o medo é mostrar a epoca em que todos eram drogados, deixem de bobagem roberto, o brasil e o mundo inteiro sabem disso, acorda para a vida.
Ele está coberto de razão.Aparece toda semana 2 ou 3 livros e clones do Roberto,querendo ganhar dinheiro às custas dele.Porque ela não fez um livro falando sobre o Descobrimento do Brasil,já que poucas pessoas nem se quer sabem o Hino Nacional.Pergunte a essa turma de quem é a autoria do Hino Nacional e o Hino à Bandeira?Duvido que 10 pessoas aqui saibam. Pontos para o ReI! O Dody está certo de mandar pro juridico.