Tate Modern, em Londres, exibirá trabalhos finais de Matisse
Trabalhos feitos pelo pintor e escultor francês Henri Matisse no final de sua vida serão exibidos pelo museu Tate Modern, em Londres. A previsão é que a exposição estreie na primavera de 2014 (outono no hemisfério sul). A informação é do jornal britânico Guardian.
Colagens em papel, como seus famosos "Nus Azuis", devem constar no acervo da mostra. Cerca de 120 trabalhos serão expostos.
As obras "Grande Composição com Máscaras", da National Gallery of Art de Washington, "Memória da Oceania", do Museum of Modern Art em Nova York, e "O Caracol", do Tate, que eram mostradas lado a lado no estúdio do artistas, serão vistas novamente juntas pela primeira vez.
Segundo o curador Nicholas Cullinan, Matisse começou a fazer colagens em 1943, após uma operação que, perto dos 70 anos, o deixou com a saúde abalada.
O que no início era uma experimentação, incentivada por ser uma técnica mais rápida que a pintura, acabou tornando-se sua principal forma de expressão.
Sua produção aumentou e ele ainda estava trabalhando dois dias antes de morrer, em 1954.
Entre a programação de exposições a serem sediadas pelo Tate Modern em 2014, serão contemplados os artistas Richard Hamilton (pai da pop art britânica), o alemão Sigmar Polke e o construtivista russo Kasimir Malevich.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.