Topo

Autor de "O Projeto Lazarus", Aleksandar Hemon confirma presença na Flip 2013

O autor Aleksandar Hemon - Ulf Andersen/Getty Images
O autor Aleksandar Hemon Imagem: Ulf Andersen/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

08/04/2013 13h00

Autor premiado pela revista "New Yorker" e finalista do National Book Award, o bósnio Aleksandar Hemon confirmou na manhã desta segunda (8) sua participação na 11ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty, que acontecerá em julho. 

O autor de não-ficção lançou em 2012 "The Book Of My Lives", nos estados Unidos, livro que reúne crônicas do autor em viagens por Sarajevo e Chicago. Pela "New Yorker", Hemon lançou "O Projeto Lazarus", em que ele analisa a decadência do imigrante na contemporaneidade, um de seus trabalhos mais famosos. No Brasil,  Hemon lançou "E O Bruno?", em 2000.

Graciliano Ramos é o homenageado de 2013

A 11ª Festa Literária Internacional de Paraty vai acontecer entres os dias 3 e 7 de julho e terá homenagens para o autor alagoano Graciliano Ramos que, em 2012, completaria 120 anos, se estivesse vivo.

Escritor, jornalista e político, Graciliano é autor, entre outras obras, de Memórias do Cárcere e Vida Secas. Para Miguel Conde, curador da Flip 2013, a escolha do homenageado se deu porque Graciliano se destaca na literatura por ser um escritor autocrítico.

"A reflexão sobre as implicações éticas da escrita resulta, em seus livros, numa constante avaliação e revisão dos próprios procedimentos. Em vez da prosa documental de tantos autores engajados do mesmo período, o que se vê então é uma obra em que o próprio compromisso político conduz à experimentação, pois está vinculado a um espírito crítico rigoroso e hostil ao dogmatismo", diz. Conde.

Já o diretor Mauro Munhoz conta que, além do evento, a homenagem se estenderá por todo o ano. "Os alunos das escolas de Paraty vão estudar a vida e a obra do autor desde janeiro do ano que vem e serão realizadas ações permanentes para que moradores e visitantes de Paraty possam ter uma proximidade ainda maior com esse importante escritor”, explica Munhoz, que também preside a Associação Casa Azul, entidade realizadora da Flip.

Anteriormente, a Flip já homenageou os autores Vinicius de Moraes, Guimarães Rosa, Clarice Lispector, Jorge Amado, Nelson Rodrigues, Machado de Assis, Manuel Bandeira, Gilberto Freyre, Oswald de Andrade e Carlos Drummond de Andrade.