Topo

Anel real pode ter inspirado Tolkien a escrever "O Hobbit" e "O Senhor dos Anéis"

Ian McKellen como Galdalf segura o Um Anel no primeiro filme da trilogia "O Senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel" - Divulgação
Ian McKellen como Galdalf segura o Um Anel no primeiro filme da trilogia "O Senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel" Imagem: Divulgação

DO UOL, em São Paulo

07/04/2013 13h53

Um anel real pode ter inspirado J.R.R.Tolkien a escrever os livros "O Hobbit" e a trilogia "O Senhor dos Anéis", segundo o site IGN. O objeto tem uma inscrição em latim que teria inspirado o escritor a criar o mundo de fantasia visto nos livros e nas adaptações cinematográficas.

O anel de ouro, que pesa 12 gramas, tem a inscrição em latim "Senicianus viverá bem em Deus" e está em exposição este mês na cidade de Vyne na Inglaterra.

"O anel provavelmente foi encontrado em 1785 por um fazendeiro que estava a alguns quilômetros de distância das paredes de Silchester, - um dos locais mais enigmáticos de influência romana no país - uma cidade que floresceu antes da invasão romana e foi abandonada por volta do século 7 e nunca mais povoada", conta o jornal "The Guardian".

Uma inscrição encontrada em um sítio em Gloucestershire, conhecido localmente como "monte anão", revela uma maldição que teria sido colocada no objeto de ouro.

"Um romano chamado Silvianus Senicianus informou os deuses Nodens que seu anel foi roubado. Ele sabe quem é o vilão responsável e quer que o deuses o ajudem a recuperá-lo. Todos aqueles que levam o nome de Senicianus não deverão descansar até trazer o anel de volta para o templo de Nodens".

Segundo o arqueólogo e sir Mortimer Wheeler, ele chamou J.R.R. Tolkien, na época um professor de Oxford, para ajudá-lo com informações sobre as divindades Nodens em uma nova escavação no local em 1929.

Em 1937, Tolkien publicou "O Hobbit", que apresenta ao mundo o Um Anel.

Os livros de J.R.R Tolkien estão nas listas dos mais vendidos de todos os tempos, ficando apenas atrás da Bíblia e do Alcorão. As adaptações cinematográficas de seus filmes já arrecadaram mais de US$ 3 bilhões e ganharam 18 Oscars, com 17 estatuetas para a trilogia "O Senhor do Anéis".

O livro "O Hobbit" deu origem a uma nova trilogia, que está sendo dirigida por Peter Jackson, diretor dos três primeiros filmes baseados em livros do escritor. "O Hobbit: Uma Jornada Inesperada" se tornou o 15º filme a arrecadar mais de US$ 1 bilhão nas bilheterias mundiais.

A segunda parte da trilogia, "O Hobbit - A Desolação de Smaug" chega aos cinemas em dezembro de 2013. O final da saga, "O Hobbit - Lá e de Volta Outra Vez", estava marcado para sair em em julho de 2014, mas imprevistos na produção atrasaram o lançamento para dezembro do mesmo ano.