Topo

"Preguiçoso trabalha dobrado", diz Gregório Duvivier, que estreia musical

Elenco da peça "Como Vencer na Vida sem Fazer Força" - Divulgação
Elenco da peça "Como Vencer na Vida sem Fazer Força" Imagem: Divulgação

Rodrigo Vianna

Do UOL, no Rio de Janeiro

05/03/2013 23h23

Depois da televisão, teatro e internet, o ator e humorista Gregório Duvivier decidiu se aventurar pelos musicais. Aos 26 anos, ele se prepara para fazer a sua estreia no gênero nesta sexta-feira (8) com o espetáculo “Como Vencer na Vida sem Fazer Força”, da dupla Charles Möeller e Cláudio Botelho. No palco, Gregório dá vida ao esperto J. Pierrepont Finch, que não mede esforços para subir na vida. Diferente do ator, que busca no trabalho o melhor caminho para alcançar o sucesso.

“A conclusão que se chega com esse musical é que você precisa fazer força, sempre. O preguiçoso trabalha dobrado. A pessoa que não quer fazer força vai ter que fazer muito mais força para parecer que não está fazendo força. Ao mesmo tempo tem uma coisa muito parecida com as empresas daqui. Então eu acho que o que essa peça fala um pouco disso, você vai ter que se esforçar para ter sucesso na vida porque os caminhos são sempre difíceis”, disse o ator.

Gregório vai protagonizar o espetáculo ao lado do ator Luiz Fernando Guimarães. Montado pela primeira vez na Broadway, em 1961, "Como Vencer na Vida Sem Fazer Força" conta a história do esperto J. Pierrepont Finch, autor de uma farsa para ingressar e ter sucesso na firma presidida pelo obtuso J.B. Biggley (Luiz Fernando), onde conquista o coração da secretária Rosemary, interpretada pela atriz Letícia Colin. Para ela, um dos personagens mais significantes da sua carreira.

“Tem sido um prazer muito grande. É um lado muito diferente de mim, eu adoraria ter mais jeito com as tarefas de casas. Se eu coloco a água para ferver, por exemplo, eu derramo fora. Eu sou um pouco desastrada, e o Charles (Möeller, diretor) conseguiu trazer um pouco desse universo meu para dentro dessa Rosemary. É uma Rosemary da época, com os mesmos sonhos de casar, de ser dona de casas, mas às vezes as coisas não saem como planejado”, adiantou a atriz.

Sátira ao mundo corporativo

A história de J. Pierrepont Finch é o pano de fundo ideal para uma sátira ao mundo corporativo, representado pela World Rebimboca Company, empresa cujo ramo de atuação nunca é revelado e nem os próprios funcionários parecem saber o que a firma realmente produz. Toda a conduta de Finch é guiada por um livro, também chamado “Como Vencer na Vida Sem Fazer Força”, que ele consulta em vários momentos do espetáculo e aparece em cena através de uma voz em off. Gregório diz não ter receio de ser comparado com o ator Daniel Radcliffe, que faz o Finch na Broadway,

“Eu acredito que tenha conseguido dar o meu toque pessoal ao Finch. Eu parti do zero e criei um personagem a partir da minha criatividade. Eu acredito que o ator é autor também, eu gosto muito desse tipo de ator, inclusive. Como o próprio Luiz Fernando, que é uma escola viva. Para mim ele é o mestre de toda nossa geração que faz esse tipo de humor mais sutil, desprovido de caricaturismo, um tipo de atuação crua. Vem muito daí, também, o meu processo de criação”, completou Duvivier.

Sucesso na internet

Se no palco o seu personagem faz de tudo para ter sucesso, na internet, Gregório Duvivier já colhe os frutos da sua produtora “Porta dos Fundos”. Com apenas seis meses de vida no YouTube e mais de 73 milhões de visualizações, o projeto pode ganhar uma versão para o cinema. Nos vídeos, os atores ironizam situações do cotidiano de uma maneira engraçada e inteligente. Para o humorista, o público que acompanha a “Porta dos Fundos” é diferente do musical.

“O público que acompanha o ‘Porta dos Fundos’ é um público muito diferente do que o que habitualmente acompanha o teatro musical. O público de ‘Porta dos Fundos’ não costuma frequentar teatro musical, nem nenhum teatro, infelizmente, que é um público de 20 a 30 anos. É um público que infelizmente não vai muito ao teatro. Tomara que a gente consiga levar, se a gente conseguir levar esse público ao teatro, será uma enorme alegria”, disse o ator.

“Eu não tiro nada de letra”, diz Luiz Fernando Guimarães

Pelo visto, a falta de projetos está longe de ser um problema para Luiz Fernando Guimarães. O ator, que recentemente fez uma participação no seriado "A Grande Família", da TV Globo, como o empresário corrupto Fontes, já está com a agenda lotada para 2013. Além do musical, ele lança o filme “Se Puder, Dirija” e já possui convite para voltar à telinha, na nova novela das 18h que vai substituir “Flor do Caribe”. Porém, ele não titubeou ao dizer que está focado no teatro.

“Eu sou um cara que não gosta de trabalhar muito. A vida inteira eu sempre fui assim. Mas eu sempre quis trabalhar de uma forma precisa e eu sempre queria ir embora, fosse na escola, no trabalho, porque eu sempre me enjoo. Mas isso também gera muito trabalho. Eu não tiro nada de letra. Então para tudo precisa de um esforço, por menor que seja. Hoje eu estou focado só no musical, a gente acorda pensando em música e dorme pensando em coreografia”, brincou ele.

Nos bastidores, Luiz Fernando Guimarães e Gregório Duvivier não pouparam elogios ao outro: “Ele me favorece em vários aspectos em cena, ele me pega emocionalmente, ele me estuda, ele tem um amor por aquilo, amor pelo time, que nos leva”, disse Luiz Fernando, que não descartou uma participação no “Porta dos Fundos”: “Eu adoraria participar, assisto a todos os episódios. Eu acho que eles pegaram um canal que eu acho admirável, que é a internet. É um humor muito bacana, moderno”, acrescentou.

Serviço:

“Como Vencer na Vida Sem Fazer Força”

Quando: Estreia 8 de março (sexta-feira). Quintas e sextas, às 21h. Sábados, às 17h e 21h. Domingos, às 19h
Onde: Teatro Oi Casa Grande - Avenida Afrânio de Mello Franco, 290 – Leblon, Rio de Janeiro
Quanto: de R$ 30 a R$ 190