Topo

Autor de TV, cinema e teatro, João Falcão diz: "queria ser um astro pop de uma banda de rock"

Antonio Abujamra entrevista o dramaturgo João Falcão em seu programa, "Provocações"; a entrevista vai ao ar na terça-feira (26) - Jair Magri/Divulgação
Antonio Abujamra entrevista o dramaturgo João Falcão em seu programa, "Provocações"; a entrevista vai ao ar na terça-feira (26) Imagem: Jair Magri/Divulgação

Do UOL, em São Paulo

25/02/2013 13h57

Autor de TV, cinema e teatro, João Falcão afirmou, durante entrevista para Antônio Abujamra no programa “Provocações”, que seu interesse profissional , na verdade, sempre foi a música.

“Eu queria ser um astro pop, um band leader de uma banda de rock, alguma coisa assim. Eu fazia muita música, tocava em Recife. Até  me chamaram para tocar num espetáculo chamado 'Morte e Vida Severina'. Era um espetáculo de dança e teatro misturado, aquela coisa do início dos anos 80, e eu fui, fiz e nunca mais saí do teatro”, conta Falcão.

A música, mesmo assim, é fundamental no seu processo de criação. “Faço música para cinema, para teatro, e quando eu escrevo para teatro eu faço música também. Mesmo quando o texto não tem uma partitura determinada, eu escrevo pensando em música e ritmo. Quando eu escrevo tem uma música tocando na minha cabeça”, afirmou. A entrevista vai ao ar na TV Cultura na terça-feira (26), às 23h.

Falcão, que escreveu episódios de “Comédia da Vida Privada”, “Clandestinos” e "Loucos Por Elas" para a TV, acredita que o meio está passando por uma transformação, com o advento da produção independente.

Já sobre o cinema brasileiro, ele mostra estar decepcionado. “É muito bom fazer cinema, porque se trabalha com um pouco mais de planejamento e de tempo. Mas, por outro lado, é muito cruel trabalhar durante tanto tempo, gastar tanta energia, tanto dinheiro e não ser exibido por um tempo decente”, conclui.