Topo

Instituição quer abrir ao público torre que inspirou o escritor J. R. R. Tolkien

Torre que inspirou o escritor J. R. R. Tolkien, em "Senhor dos Anéis - As duas Torres". - Reprodução
Torre que inspirou o escritor J. R. R. Tolkien, em "Senhor dos Anéis - As duas Torres". Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

29/01/2013 10h26

Uma instituição de caridade precisa arrecadar mais de US$ 1,5 milhão para abrir as portas de uma torre construída em Birmingham, na Inglaterra, em 1758. As informações são do site do jornal "The Guardian".

À primeira vista, a construção não parece ser muito atrativa, já que fica em um bairro pobre da cidade. A arquitetura é interessante, mas oscila ligeiramente com o vento forte e as sete salas - uma por andar - são do tamanho de um tapete de lareira.

A instituição, no entanto, quer atrair os visitantes por outro motivo. A torre, com suas janelas em forma de globo ocular, serviu de inspiração para o escritor J. R. R. Tolkien, em "Senhor dos Anéis - As duas Torres".

O escritor cresceu no lugar e via a torre pelo menos duas vezes por dia, já que era possível vê-la de sua casa e da escola. 

A torre foi construída em 1758 por um homem excêntrico, chamado John Perrott. Acredita-se que a construção servia como um pavilhão de caça e também como símbolo de status, mas lendas insistem que o homem poderia observar a sepultura de sua mulher, que ficava a muitos quilômetros. Outra lenda é que o homem podia, antes da morte da mulher, observá-la quando encontrava seus amantes.

Com o crescimento da cidade ao redor da torre, a construção tornou-se ponto de observação metereológica e depois virou parte da Universidade de Birmingham. Em 1979, quando a universidade fechou as portas da torre, o prédio já estava em mau estado.

Ben Bradley, que está a frente do projeto de restauração da torre, diz que recebe muitos e-mails do Canadá e até do Japão de pessoas interessadas em conhecer o local que em breve poderá se tornar um importante ponto turístico da cidade.