Galeria de Londres revela primeiro retrato oficial de Kate Middleton
O primeiro retrato oficial da duquesa de Cambridge Kate Middleton foi revelado nesta sexta-feira (11) e está exposto ao público na National Portrait Gallery, em Londres. Antes da abertura pública da galeria, a duquesa conferiu a pintura na companhia do marido, o príncipe William.
- 5780
- http://entretenimento.uol.com.br/enquetes/2013/01/11/voce-gostou-do-primeiro-retrato-oficial-de-kate-middleton.js
Feita pelo artista Paul Emsley, que já retratou Nelson Mandela, a pintura mostra apenas a cabeça e os ombros de Kate sobre um fundo escuro. Seguindo a sugestão da própria Kate, a duquesa aparece de maneira natural, não oficial.
De acordo com o site do jornal "The Guardian", o casal real admirou as pintura por 10 minutos ao lado de Emsley, sua mulher, Susanne, e sua filha Marie.
A duquesa, que já foi hospitalizada por causa de fortes enjoos da gravidez, parecia bem e sorriu ao conversar com o artista. "É incrível, acho que foi brilhante", disse ela. O príncipe William também elogiou o trabalho: "É lindo, absolutamente lindo".
Mais tarde, os duques de Cambrindge participaram de um pequeno almoço na galeria, que contou com a presença dos pais de Kate, Carole e Michael Middleton, e seus irmãos, Pippa e James.
Um leitor do Daily Mail, do Canadá, resumiu a opinião geral em um comentário anônimo. "Oh Meu Deus, que horror! Ao invés de ser excessivamente lisonjeiro como muitos retratos reais são, este é o extremo oposto. Ela está quase irreconhecível! Pobre Kate, forçada a dizer que ela está ‘emocionada' quando em toda a probabilidade, ela está tão horrorizada quanto o resto de nós."
O crítico de arte do Sunday Times Waldemar Januszczak chamou o retrato de "muito comum". "Ele (Emsley) a fez parecer mais velha que ela é e seus olhos não brilham da mesma forma que fazem, e há algo um tanto rígido sobre o rosto."
Emsley, cujos retratos anteriores incluem o do ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, sabia que ele iria estar nas vistas do público quando aceitou retratar a duquesa, uma celebridade global e real.
"É provavelmente o retrato mais importante que eu vou fazer na vida, e quando você percebe isso, você começar a pensar com muito cuidado sobre o que você está fazendo, talvez mais do que você costuma fazer, e isso me deixou mais cauteloso do que eu normalmente sou."
Originalmente, Emsley planejava produzir um retrato de Kate séria. Mas, durante o encontro com a duquesa, o artista mudou de ideia. Eu acho que a escolha certa no fim das contas era pintá-la sorrindo. Na prática, ela é justamente dessa forma, eu acho", disse. O pintor também quis dar destaque ao cabelo de Kate. "Acredito que todo o mundo a reconheça, em parte, por seu lindo cabelo", afirmou.
"Eu alterei levemente a cor dos olhos para que eles correspondessem à cor de sua blusa e o azul do fundo", explicou. O quadro levou três meses e meio para ser concluído e foi apresentado ao conselho da galeria em novembro passado.
* com informações da AFP e Reuters.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.