Topo

Escola de samba cria tour "Carnaval Experience" para mostrar os preparativos da festa no Rio

Desfile da Grande Rio encerra o Carnaval de 2012 na Marquês de Sapucaí (21/2/12) - Vanderlei Almeida/AFP
Desfile da Grande Rio encerra o Carnaval de 2012 na Marquês de Sapucaí (21/2/12) Imagem: Vanderlei Almeida/AFP

Fabíola Ortiz

Do UOL, no Rio

12/12/2012 17h14

A escola de samba Grande Rio resolveu abrir as suas portas na Cidade do Samba, zona portuária do Rio, para que turistas conheçam como é o Carnaval nos bastidores. A agremiação de Duque de Caxias vai lançar, na tarde desta quinta-feira (13), o “Carnaval Experience”, um pacote turístico para que brasileiros e estrangeiros curiosos visitem a preparação do maior espetáculo da Terra. O lançamento terá a presença da atriz Cleo Pires, que apóia a iniciativa.

Com preços entre R$ 50 a R$ 200, dependendo do tempo de duração e dos atrativos do passeio, o programa foi desenvolvido pela escola mirim da agremiação, a Pimpolhos da Grande Rio, que pretende arrecadar recursos para o seu carnaval. O barracão da Grande Rio, na Cidade do Samba, e também o barracão da escola mirim na Gamboa terão suas portas abertas para visitas diárias.

Na Cidade do Samba, foi criado um espaço exclusivo no segundo andar da Grande Rio para abrigar imagens de antigos carnavais e de grandes artistas que compõem a história do samba, como o cantor e compositor mangueirense Cartola e a cantora e compositora Dona Ivone Lara, do Império Serrano.

O tour inclui ainda um passeio pelo Sambódromo e pela região do entorno, conhecida como Pequena África, berço de muitos sambistas. O turista ainda pode aprender a confeccionar fantasias e a tocar instrumentos, através de oficinas de produção e percussão.

“O desfile das escolas de samba é um dos maiores acontecimentos da cidade e gera curiosidade em milhares de pessoas que querem conhecer mais de perto esse universo e não tem oportunidade. O mundo se encanta com nosso carnaval e o objetivo é alimentar ainda mais essa paixão e ajudar a engrandecer a nossa festa”, explica a presidente da escola mirim, Camila Soares.