Topo

Com enredo patrocinado, Salgueiro vai colocar ilha de "Caras" na avenida

Viviane Araújo, rainha de bateria da Salgueiro, na gravação da vinheta de Carnaval da Globo - TV Globo/ Reprodução
Viviane Araújo, rainha de bateria da Salgueiro, na gravação da vinheta de Carnaval da Globo Imagem: TV Globo/ Reprodução

Fabiola Ortiz

Do UOL, no Rio

10/12/2012 19h11

A escola de samba Acadêmicos do Salgueiro produz para o Carnaval 2013 um carro alegórico chamado Ilha dos Prazeres, numa clara alusão à ilha de "Caras". Com 18 metros de comprimento e 9,80 m de altura, o carro trará um iate e elementos simbólicos que remetem a uma ilha.

Para retratar o mundo da fama e das celebridades, o Salgueiro receberá um patrocínio de cerca de R$ 3 milhões da revista "Caras". A escola é a segunda a desfilar pelo Grupo Especial no domingo de Carnaval, dia 10 de fevereiro, no Sambódromo do Rio.

Os carnavalescos Marcia e Renato Lage rebateram as críticas de que o enredo patrocinado pode afetar a independência criativa da escola. "O patrocínio é da "Caras", mas não vai ser tudo sobre a revista. Afinal, quem não quer ter seus 15 segundos de fama? Podem não considerar um enredo cultural, mas a gente vai pontuar uma realidade, a pessoa que quer a qualquer custo ser famosa", disse Renato Lage.

O casal de carnavalescos do Salgueiro apresentou a jornalistas, na tarde desta segunda-feira (10), o enredo da escola no barracão localizado na Cidade do Samba, zona portuária do Rio. Sem revelar detalhes, efeitos especiais ou celebridades que devem desfilar, os carnavalescos ressaltaram que vão manter a monumentalidade dos sete carros alegóricos.

"O tema pode ser banal", mas o desafio é artístico, admitiu Marcia. "Vamos fazer uma ilha hipotética dos prazeres onde só os vips vão. O tema é desafiador e nos tira da zona de conforto", contou Marcia.

A presidente do Salgueiro, Regina Celi, admitiu que o orçamento para o próximo Carnaval pode chegar a R$15 milhões. A escola ficou em 2° no Carnaval de 2012 e quer fazer um desfile impecável em 2013. "Vamos vir sem miséria. Eu vou fazer o que puder e o que não puder para colocar o carnaval na avenida", disse Celi.

A escola garante que as 3.800 fantasias estarão prontas até o Natal e, até meados de janeiro, os sete carros alegóricos estarão finalizados.