Topo

Coautor do best-seller "A Terceira Xícara de Chá" morre aos 49 anos

David Oliver Relin, coautor do best-seller "A Terceira Xícara de Chá" - Reprodução/YouTube
David Oliver Relin, coautor do best-seller "A Terceira Xícara de Chá" Imagem: Reprodução/YouTube

DO UOL, em São Paulo*

03/12/2012 11h15

O coautor do best-seller "A Terceira Xícara de Chá", David Oliver Relin, morreu aos 49 anos.

De acordo com as autoridades de Portland, em Oregon, nos Estados Unidos, o escritor cometeu suicídio no dia 14 de novembro. O legista Pedro Bellant disse que Relin morreu devido a um forte trauma na cabeça, mas se recusou a fornecer mais detalhes.

"A Terceira Xícara de Chá" conta como o autor Greg Mortenson começou a construir escolas do Paquistão e Afeganistão.

No ano passado, o escritor Jon Krakauer, de "Sob o Ar Rarefeito", e o programa "60 Minutes" levantaram várias dúvidas sobre as afirmações feitas no livro.

O programa, de grande audiência nos Estados Unidos, levanta uma série de dúvidas a respeito do destino e do uso do dinheiro arrecadado pela Central Asian Institute, intituição criada por Mortensen em 1996.

Em abril deste ano, um juiz rejeitou uma ação aberta por quatro pessoas que compraram o livro. Os autores do processo alegaram que os dois autores fizeram esforços para transformar Mortenson em um herói para arrecadar dinheiro para a instituição. Na ocasião, o juiz considerou a afirmação especulativa.

Mortenson, ex alpinista e atual humanitário, escreveu "A Terceira Xícara" depois de tentar escalar o K2, a segunda montanha mais alta do planeta, e fracassar. Ao ser resgatado por habitantes de um tribo local, ele jurou erguer uma instituição no local. Alguns anos depois, ele cumpriu o prometido.

*(Com informações da AP)