Topo

Aos 85 anos, o poeta Décio Pignatari morre em São Paulo

O professor e escritor Décio Pignatari no Jardim Botânico, em Curitiba (PR). Curitiba (PR), 21.01.2000 -  Rubens Thomé Speltz
O professor e escritor Décio Pignatari no Jardim Botânico, em Curitiba (PR). Curitiba (PR), 21.01.2000 Imagem: Rubens Thomé Speltz

Do UOL, em São Paulo

02/12/2012 22h46

Aos 85 anos, o poeta Décio Pignatari morreu na manhã deste domingo (2) depois de ter insuficiência respiratória e pneumonia aspirativa. Segundo a assessoria de imprensa do Hospital Universitário da USP, onde ele estava internado, o quadro não teve evolução porque ele havia dado entrada na unidade hospitalar na sexta-feira (30). Ele também sofria de mal de Alzheimer.

O enterro acontece nesta segunda-feira às 12h no cemitério do Morumbi

Além de poeta, Décio era ensaísta, tradutor e um dos grandes nomes da poesia concreta, ao lado de Augusto e Haroldo de Campos. O seu sucesso iniciou nos anos 50 com recursos visuais, fragmentação das palavras para suas obra e publicou seu primeiro livro "Carrossel".

Em 1965, editou a as revistas Noigandres e Invenção e publicou a “Teoria da Poesia Concreta”. Já em 1968, traduziu obras de Marshall McLuhan e publicou o ensaio “Informação, Linguagem e Comunicação”. Como tradutor, também fez obras de Dante Alighieri, Goethe e Shakespeare, entre outros, reunidas em "Retrato do Amor quando Jovem”.

Em 1983 e 1987, o poeta foi colunista da Folha. No ano seguinte, publicou “O Rosto da Memória”. Já em 1992, fez o romance “Panteros” (1992), além de uma obra para o teatro, “Céu de Lona” Em 2009, lançou "Bili com Limão Verde na Mão”.

Repercussão

A notícia da morte do poeta fez com que jornalistas e famosos se manisfestassem com palavras de pesares. Leia abaixo a repercussão:

"o lobisomem" – décio pignatari (1927–2.12.2012) in memoriam
Gilberto Gil, cantor

Agora ele é poesia abstrata... #RIP poeta concretista.
Jean Wyllys, deputado federal

Além de poesia, das pesquisaa e das aulas Décio Pignatari deu uma passadinha pelo cinema participando do excelente Sábado do Ugo Giorgetti.
Laurindo Lalo Leal, jornalista

Triste
Fafá de Belém, cantora