Topo

Entretenimento

Aos 85 anos, o poeta Décio Pignatari morre em São Paulo

 Rubens Thomé Speltz
O professor e escritor Décio Pignatari no Jardim Botânico, em Curitiba (PR). Curitiba (PR), 21.01.2000 Imagem: Rubens Thomé Speltz

Do UOL, em São Paulo

02/12/2012 22h46

Aos 85 anos, o poeta Décio Pignatari morreu na manhã deste domingo (2) depois de ter insuficiência respiratória e pneumonia aspirativa. Segundo a assessoria de imprensa do Hospital Universitário da USP, onde ele estava internado, o quadro não teve evolução porque ele havia dado entrada na unidade hospitalar na sexta-feira (30). Ele também sofria de mal de Alzheimer.

O enterro acontece nesta segunda-feira às 12h no cemitério do Morumbi

Além de poeta, Décio era ensaísta, tradutor e um dos grandes nomes da poesia concreta, ao lado de Augusto e Haroldo de Campos. O seu sucesso iniciou nos anos 50 com recursos visuais, fragmentação das palavras para suas obra e publicou seu primeiro livro "Carrossel".

Em 1965, editou a as revistas Noigandres e Invenção e publicou a “Teoria da Poesia Concreta”. Já em 1968, traduziu obras de Marshall McLuhan e publicou o ensaio “Informação, Linguagem e Comunicação”. Como tradutor, também fez obras de Dante Alighieri, Goethe e Shakespeare, entre outros, reunidas em "Retrato do Amor quando Jovem”.

Em 1983 e 1987, o poeta foi colunista da Folha. No ano seguinte, publicou “O Rosto da Memória”. Já em 1992, fez o romance “Panteros” (1992), além de uma obra para o teatro, “Céu de Lona” Em 2009, lançou "Bili com Limão Verde na Mão”.

Repercussão

A notícia da morte do poeta fez com que jornalistas e famosos se manisfestassem com palavras de pesares. Leia abaixo a repercussão:

"o lobisomem" – décio pignatari (1927–2.12.2012) in memoriam
Gilberto Gil, cantor

Agora ele é poesia abstrata... #RIP poeta concretista.
Jean Wyllys, deputado federal

Além de poesia, das pesquisaa e das aulas Décio Pignatari deu uma passadinha pelo cinema participando do excelente Sábado do Ugo Giorgetti.
Laurindo Lalo Leal, jornalista

Triste
Fafá de Belém, cantora

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento