Topo

Escritor Luis Fernando Verissimo mantém resposta a tratamento, relata equipe médica

Escritor Luis Fernando Verissimo segue internado sem previsão de alta no RS - Folhapress
Escritor Luis Fernando Verissimo segue internado sem previsão de alta no RS Imagem: Folhapress

Do UOL, em São Paulo

23/11/2012 17h18

O quadro de saúde do escritor Luis Fernando Verissimo continua sendo classificado como grave, segundo boletim médico divulgado pelo hospital Moinhos de Vento em Porto Alegre nesta sexta-feira (23) às 17h. Internado desde quarta por ter se sentido mal, o gaúcho de 76 anos permanece no Centro de Terapia Intensiva (CTI) da instituição. Segundo a equipe médica que cuida do caso, Verissimo está respondendo de forma favorável ao tratamento.

"Estamos conseguindo reduzir o tratamento de suportes com o uso de aparelhos", relatou o grupo no comunicado, assinado pelos médicos Alberto Augusto Rosa, Sandro Cadaval e Eubrando Silvestre Oliveira. Ainda não há previsão de alta.

O autor apresenta uma infecção generalizada acompanhada pela perda de função renal, o que trouxe a necessidade de hemodiálise. Ele ainda respira com ajuda de aparelhos, continua sob efeito de sedação e vem apresentando uma resposta clínica satisfatória ao tratamento. Ao UOL, o filho do escritor, Pedro, confirmou que Verissimo apresentou uma pequena melhora de quinta para a sexta-feira.

Verissimo deu entrada no hospital na noite de quarta-feira, após se sentir mal, apresentando sintomas típicos de gripe como dores musculares, febre e cansaço. O escritor passou por uma bateria de exames, que deverão identificar a causa da infecção nos próximos dias. Um novo boletim médico deve ser divulgado na tarde desta sexta.

Biografia
Verissimo, que é filho do também escritor Érico Verissimo, nasceu em Porto Alegre (RS) em 26 de setembro de 1936. Cronista do cotidiano, o escritor tem mais de 60 títulos publicados e é colunista dos jornais “O Globo”, “O Estado de São Paulo” e “Zero Hora”. Ele publicou seu livro mais recente, a coletânea de crônicas "Diálogos Impossíveis", em outubro deste ano.

Entrevistado pelo UOL antes de abrir a décima edição da Flip, em julho deste ano, Verissimo, que é saxofonista desde a década de 1950, revelou planos de lançar mais um CD com sua banda Jazz 6, que é considerada "o menor sexteto do mundo" por contar apenas com cinco integrantes.