PUBLICIDADE
Topo

National Book Award premia livros protagonizados por jovens meninos

Louise Erdrich, de 58 anos, autora premiada no National Book Award na categoria Não Ficção por seu livro "The Round House" - AP/Dawn Villella - arquivo
Louise Erdrich, de 58 anos, autora premiada no National Book Award na categoria Não Ficção por seu livro "The Round House" Imagem: AP/Dawn Villella - arquivo

Do UOL, em São Paulo*

15/11/2012 16h15

O National Book Award homenageou tanto escritores veteranos e novos autores, de Louise Erdrich, por "The Round House", até Katherine Boo por seu trabalho de estréia, "Beyond the Beautiful Forevers".

Erdrich, de 58 anos, tem sido publicada e altamente recomendada por quase 30 anos, mas nunca havia ganhado um National Book Award até ser citada nesta quarta-feira por sua história, a segunda de uma trilogia, sobre um menino Ojibwe e sua aventura para vingar o estupro da mãe.

Os trabalhos de outros dois vencedores também são focados em jovens meninos: Katherine Boo em não ficção e a fantasia de William Alexander "Goblin Secrets", em literatura para jovens. David Ferry venceu na categoria poesia.

Os vencedores, escolhidos por painéis de seus pares, vão receber cada um US$ 10 mil. Os juízes consideraram cerca de 1300 livros.

Prêmios honorários foram dados a Elmore Leonard e a Arthur O. Sulzberger Jr, publisher e presidente do New York Times.

Literatura para jovens

"Goblin Secrets", de William Alexander

Poesia

"Bewilderment: New Poems and Translations", de David Ferry

Não Ficção

"Behind the Beautiful Forevers: Life, Death, and Hope in a Mumbai Undercity ", de Katherine Boo

Ficção

"The Round House", de Louise Erdrich

* Com informações da AP