Topo

Morre aos 67 anos o dramaturgo, roteirista e escritor Alcione Araújo

O dramaturgo Alcione Araújo em seu apartamento no Leblon, no Rio de Janeiro, em foto de 2006 - Ricardo Moraes/Folhapress
O dramaturgo Alcione Araújo em seu apartamento no Leblon, no Rio de Janeiro, em foto de 2006 Imagem: Ricardo Moraes/Folhapress

Do UOL, em São Paulo

15/11/2012 21h00

Morreu na madrugada desta quinta-feira (15), aos 67 anos, o dramaturgo, roteirista, escritor e diretor teatral Alcione Araujo.

Araujo estava em Belo Horizonte quando sofreu uma parada cardíaca e morreu antes da chegada do atendimento médico.

O dramaturgo era mineiro de Januária, a 585 km de Belo Horizonte, mas morava no Rio de Janeiro desde os anos 1970.

O velório ocorrerá no Rio, no Memorial do Carmo, nesta sexta. A família planeja cremar o corpo.

Araújo era formado em engenharia e mestre em filosofia quando decidiu ingressar em um curso de formação de atores. Sua primeira peça foi encenada quando ele tinha 29 anos: "Há Vagas para Moças de Fino Trato", com direção de Aderbal Freire FIlho. Uma nova montagem realizada em São paulo, com direção de Amir Haddad e elenco formado por Glória Menezes, Yoná Magalhães e Renata Sorrah, ajudou a dar projeção nacional ao autor.

Na década de 1980, Araújo começou a dedicar-se também à TV e ao cinema e escreveu diversos roteiros cinematográficos, entre eles "Nunca fomos tão felizes” (prêmio de melhor roteiro nos festivais de Gramado e Brasília), “Jorge um brasileiro” e “Policarpo Quaresma”.

Como escritor publicou os romances “Ventania” (2011)”, “Pássaros de Voo Curto” (2008) e “Nem Mesmo Todo o Oceano” (1998) e as coletâneas de crônicas “Cala a Boca e me Beija” (2010) e “Urgente É a Vida” (2005).