Topo

Morre, aos 90 anos, Mestre Delegado, presidente de honra da Mangueira, no Rio

Helio Laurindo da Silva, mais conhecido como Mestre Delegado (29/1/2011) - Hélio Motta/UOL
Helio Laurindo da Silva, mais conhecido como Mestre Delegado (29/1/2011) Imagem: Hélio Motta/UOL

Do UOL, no Rio

12/11/2012 14h08

Helio Laurindo da Silva, mais conhecido como Mestre Delegado, presidente de honra da escola de samba Estação Primeira de Mangueira, morreu nesta segunda-feira (12) no Rio de Janeiro aos 90 anos.

Delegado estava internado na CTI da clínica Santa Branca, em Duque de Caxias, há dez dias. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da agremiação.

A causa da morte de Delegado não foi revelada. O velória será realizado às 18h desta segunda na quadra da Mangueira e o enterro acontecerá nesta nesta terça-feira (13), no Cemitério do Caju, na zona portuária do Rio.

"Estou muito triste e abalado. Delegado foi o maior mestre-sala de todos os tempos e nosso presidente de honra", disse Ivo Meirelles, atual presidente da Mangueira. "Que Deus possa receber em paz  a alma deste que, para mim, foi o mais mangueirense dentre todos os mangueirenses", prosseguiu Ivo.

Mestre-sala tirou nota máxima em 10 campeonatos consecutivos

Delegado nasceu na Mangueira, zona norte do Rio, no dia 29 de dezembro de 1921. Ainda na infância, integrou o bloco Unidos da Mangueira. Aos 17 anos estreou como mestre-sala.

Por 36 anos Delegado tirou a nota máxima no desfile, ao lado das porta-bandeiras Nininha, Neide e Mocinha, contribuindo para a conquista de vários dos 18 títulos da verde e rosa.

Em entrevista ao UOL, em fevereiro de 2011, ele garantiu que a "Mangueira era a vida".

Além da dança, Delegado também dirigiu a bateria, a harmonia e foi ritmista na Mangueira. Ele chegou a ter uma passagem na escola paulistana Camisa Verde e Branco como diretor de harmonia e mestre-sala, sem nunca deixa a Mangueira. No Carnaval de 1978, foi vice-campeão nas duas escolas ao mesmo tempo.

Em 1998 ele recebeu a Medalha do Mérito Pedro Ernesto, da Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro.