Topo

Em "Colapso de Tudo", autor prevê 11 eventos que poderiam destruir a civilização

Autor de "Colapso de Tudo", do autor John Casti - Divulgação
Autor de "Colapso de Tudo", do autor John Casti Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

11/11/2012 05h00

Colapsos financeiros, falência da distribuição de alimentos e catástrofes naturais são algumas das formas que podem "levar o mundo de volta a idade das trevas". Pelo menos é isso que acha John Casti, especialista em sistemas de complexidade e autor de "Colapso de Tudo", livro que avalia e relembra fatos marcantes da história da humanidade que prevem como tudo o que vivemos hoje pode acabar. 

O trabalho de Casti é analisar em uma instituição de pesquisa eventos extremos causados pelo homem e como prever sua ocorrência e danos nas próximas décadas. O livro reúne 11 principais tópicos: um apagão na internet, a falência do sistema global de alimentos, um ataque que destrói equipamentos eletrônicos, o fracasso da globalização, a destruição pelo uso da física, a destabilização do panorama nuclear, uma pandemia global, o esgotamento das reservas de petróleo, robôs inteligentes e uma crise econômica. 

O autor introduz a teoria explicando como ela já aconteceu e foi ou não contornada e te dá três motivos para acreditar que as consequências do que fazemos hoje serão cobradas em anos não muito distantes. Para ele, devemos "aceitar que esses eventos vão ocorrer" e que precisamos estar "abertos e adaptáveis" a essas novas realidades. 


"Colapso de Tudo"
Editora Intrínseca
R$ 29,90