Topo

Casa da escritora Hilda Hilst ganhará teatro de arena em março de 2013

Casa do Sol, onde morou a escritora Hilda Hilst, ganhará teatro de arena no jardim - Divulgação
Casa do Sol, onde morou a escritora Hilda Hilst, ganhará teatro de arena no jardim Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

07/11/2012 05h00

A casa em que a escritora Hilda Hilst (1930-2004) morou no Parque Xangrilá, em Campinas, e onde fica o Instituto Hilda Hilst (IHH), ganhará um teatro de arena em março de 2013.

O objetivo de Daniel Fuentes, presidente do IHH, é que o teatro seja construído na área externa da Casa do Sol, como é chamado o lugar. “Será um espaço alternativo, que ajudará a suprir boa parte da demanda da classe artística, órfã de palcos na cidade”, declara.

Para a realização do projeto, será aberta uma campanha de arrecadação de fundos nesta quarta-feira (7) que recorrerá ao sistema de crowdfunding. Por meio do site Soul Social, os interessados poderão fazer investimentos em cotas que vão de R$ 7 a R$ 5 mil. Os colaboradores ganharão benefícios futuros, como descontos nos espetáculos do teatro ou estadias grátis na Casa do Sol, entre outros.

“Como somos independentes e não recebemos verbas públicas ou privadas, temos de contar com a parceria dos amigos. Queremos envolver a sociedade campineira nesta causa e torná-la nossa sócia”, diz Fuentes.

O espaço cênico será adaptado no jardim e terá arquibancadas móveis para comportar um público de até 200 pessoas. A programação será focada em espetáculos teatrais, recitais de música e poesia, além de uma série de eventos e atividades voltadas para ampliar a divulgação da obra de Hilda Hilst.

“A viabilidade do teatro nos ajudará na manutenção do Instituto Hilda Hilst e, consequentemente, na preservação da Casa do Sol, oficialmente reconhecida como patrimônio de Campinas”, afirma o presidente.

O teatro será construído conforme as etapas da arrecadação forem sendo vencidas. “Não precisamos atingir a meta na íntegra para darmos início à construção das arquibancadas móveis, por exemplo. Quanto mais rápido obtivermos os recursos, mais rápido ficará pronto o novo espaço”, explica.