Topo

Liga anuncia que escolas do grupo de acesso não cairão no Carnaval 2013

Sambódromo do Anhembi, local dos desfiles das escolas de samba de São Paulo no Carnaval - Danilo Verpa/Folhapress
Sambódromo do Anhembi, local dos desfiles das escolas de samba de São Paulo no Carnaval Imagem: Danilo Verpa/Folhapress

Do UOL, em São Paulo

17/10/2012 12h04Atualizada em 17/10/2012 15h57

A Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo anunciou nesta terça-feira (16) uma mudança na regra para o Carnaval 2013, que afetará apenas o Grupo de Acesso e o Grupo 1 da UESP (União das Escolas de Samba de São Paulo).

Segundo a assessoria de imprensa da Liga, não haverá descenso nem subida no Grupo de Acesso. Isto é, nenhuma das oito escolas do Acesso cairá para o Grupo 1 da UESP, assim como nenhuma das onze escolas do Grupo 1 subirá ao Acesso.

Esta medida foi tomada após uma reunião que aconteceu há 15 dias, em que a Liga das Escolas de Samba de São Paulo decidiu romper com a UESP por descumprimento de regulamento. "Para a Liga é muito bom que haja o descenso e a subida das escolas para que motive o Carnaval", declarou o assessor.

O comunicado divulgado no site oficial diz: "A Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo, visando resguardar o brilhantismo de seus desfiles e defender os interesses de seu Regulamento, declara a quem possa interessar que no Carnaval de 2013, não haverá descenso e subida para as Agremiações que compõe o Grupo de Acesso. Ficam inalteradas as regras de descenso e ascensão das escolas de samba entre os Grupo Especial e Grupo de Acesso que compõem a Liga."

Procurada pelo UOL até o fechamento desta nota, a assessoria da UESP não foi encontrada.

As 14 escolas do Grupo Especial, que fazem parte da primeira divisão do Carnaval de São Paulo, não serão afetadas com essa mudança feita pela Liga. Duas escolas do Grupo Especial irão cair para o Grupo de Acesso, assim como duas de Acesso subirão para a do Grupo Especial. Rebaixadas em 2012, as escolas Camisa Verde e Branco e Pérola Negra podem voltar para o Grupo Especial, caso vençam o desfile do Carnaval 2013.