Quadrinhos

Escritora Clarice Lispector reclama autoria de frases na HQ "Se A Vida Fosse Como a Internet"

Divulgação
Clarice Lispector levanta da tumba para reivindicar as frases de sua autoria na HQ Imagem: Divulgação

Estefani Medeiros

Do UOL, em São Paulo

16/10/2012 07h07

A escritora brasileira Clarice Lispector levanta da tumba para reivindicar as frases aleatórias que os internautas atribuem a ela na HQ "Se A Vida Fosse Como a Internet", do cartunista brasileiro Pablo Carranza, e lançada em setembro pelo selo “Beleléu”.

  • "Se A vida Fosse Como a Internet", de Pablo Carranza

Criticando de forma cômica, o quadrinho leva Clarice e mais histórias sobre o cotidiano em rede para as páginas do livro de forma leve e divertida. Desenhado com pincel nanquim em um “papel não muito caro, mas também não tão vagabundo”, o livro surgiu como ideia em 2010 e só saiu da teoria quando Carranza conseguiu apoio de um edital do Governo e do selo de quadrinhos independente.

Apesar de dizer em entrevista ao UOL que não é viciado em internet e não tem “celular modernoso pra ficar respondendo e-mails enquanto toma um chopp”, Carranza experimentou a web como um todo para escrever o livro de forma simples e realista. 

“Quando eu estava começando sofria muito com isso. Fazia tiras sobre o Orkut e depois tive que jogar tudo fora quando ele virou passado. Depois me falavam de outro ‘brinquedo’ desses e eu ia lá me cadastrar só pra ter ideias. Só depois de apanhar muito entendi que o melhor era eu não focar em sites separadamente e sim na internet em geral”, comenta. 

Os temas escolhidos por Carranza vão desde histórias mais longas, como o garoto que perde a foto da namorada nua no HD do computador e precisa enfrentar a lixeira para encontrá-la e o avô que coleciona disquetes, até tiradas rápidas sobre ortografia, citações e excesso de compartilhamento nas redes sociais. 

“Muito do que eu desenho é baseado em experiências próprias. Algumas eu usei em outros personagens, como na história “Vovô Nostalgia”, em que mostro como foi meu primeiro contato com a rede. Tudo tem um pouco da minha personalidade, além de ter eu mesmo como personagem.”  

O quadrinista, que diz ter escolhido a profissão após ver que seu “sonho de virar um gangster em Nova York não iria dar em nada”, demora cerca de 40 minutos para desenhar cada tira. “Desenhar é fácil, o problema é ter uma boa ideia, o que pra mim é o principal.”

Mesmo dizendo que “não tem saco para Twitter e Facebook”, as situações mostradas por Carranza no livro são típicas de quem passa muito do seu tempo na internet. Como seria a vida do autor se fosse como o livro? “Sem privacidade e sem solidão. Um saco.”


"Se A Vida Fosse Como A Internet", Pablo Carranza
Editora Beleléu
R$ 29,90
84 páginas

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Da Redação
Da Redação
UOL Jogos
do UOL
UOL Jogos
UOL Jogos
UOL Jogos
UOL Jogos
UOL Jogos
UOL Jogos
UOL Jogos
redetv
do UOL
redetv
UOL Jogos
UOL Jogos
UOL Entretenimento
UOL Entretenimento
UOL Entretenimento
UOL Entretenimento
redetv
Da Redação
Da Redação

Liga da Justiça está fora da San Diego Comic-Con? | Hyperdrive

omelete.com.br -Liga da Justiça fora da San Diego Comic-Con, Homem-Aranha andando de bicicleta no set de Spider-Man: Homecoming, a pré venda de Esquadrão Suicida, uma nova imagem da série de TV do Flash, a armadura de Victor Von Doom como o Homem de Ferro, Gwen Stacy e Miles Morales juntos nos quadrinhos e a reformulação dos quadrinhos da Marvel no Hyperdrive de hoje. Hyperdrive, de segunda a sexta, sempre às 20 horas! Assine nosso canal para não perder nenhum e ajude-nos compartilhando com os amigos. Acesse omeleteclube.com.br para assinar sua Omelete Box e curta a página facebook.com/Omeletebox para não perder nada! Leia mais sobre Homem-Aranha - https://omelete.uol.com.br/quadrinhos/noticia/homem-aranha-miles-morales-e-gwen-stacy-estao-apaixonados/ Leia mais sobre Marvel Comics - https://omelete.uol.com.br/quadrinhos/noticia/marvel-now-vaza-a-lista-das-primeiras-series-novas-da-reformulacao-de-fim-de-ano/ Leia mais sobre Homem de Ferro - https://omelete.uol.com.br/quadrinhos/noticia/marvel-revela-a-possivel-armadura-do-novo-homem-de-ferro-doutor-destino/ Leia mais sobre The Flash - https://omelete.uol.com.br/series-tv/noticia/the-flash-wally-west-aparece-como-kid-flash-em-fotos-da-terceira-temporada Leia mais sobre Esquadrão Suicida - https://omelete.uol.com.br/filmes/noticia/esquadrao-suicida-ganha-comercial-com-cenas-ineditas-e-23-imagens-em-alta-resolucao/ Leia mais sobre Spider-Man: Homecoming - https://omelete.uol.com.br/filmes/noticia/spider-man-homecoming-homem-aranha-usa-teia-em-novo-video-do-set/ Leia mais sobre Liga da Justiça - https://omelete.uol.com.br/filmes/noticia/comic-con-apresentacao-da-wb-em-san-diego-pode-nao-ter-liga-da-justica/

Da Redação
Da Redação
Topo