Topo

Coreia do Sul suspende proibição do livro "120 Dias de Sodoma", do marquês de Sade

Coreia do Sul proíbe o livro "120 Dias de Sodoma" - AFP Photo/Dongsuh Press
Coreia do Sul proíbe o livro "120 Dias de Sodoma" Imagem: AFP Photo/Dongsuh Press

Do UOL, em São Paulo*

15/10/2012 09h40

A Coreia do Sul suspendeu por um mês a proibição da publicação do livro "120 Dias de Sodoma", do marquês de Sade.

No dia 6 de setembro deste ano, a Comissão Coreana de Ética Editorial ordenou que uma editora local retirasse das livrarias e destruísse todos os exemplares de "120 Dias de Sodoma" por "obscenidade extrema".

A versão coreana do livro, que relata minuciosamente as orgias sexuais de quatro aristocratas franceses libertinos que estupram, torturam e matam suas jovens vítimas, foi lançada em agosto.

"Boa parte do livro é extremamente obscena e cruel, com atos de sadismo, incesto, zoofilia e necrofilia", afirmou Jang Tag-Hwan, integrante da comissão. Ele explicou que a descrição detalhada de atos sexuais com menores foi um fator importante na decisão de considerar como "nociva" a publicação do livro.

"Há muitos livros pornográficos por todas as partes. Não posso compreender o motivo deste livro, objeto de estudos acadêmicos por psiquiatras e críticos literários, receber um tratamento diferente", disse Lee Yoong, diretor da editora Dongsuh Press.

Após um protesto da editora, a Comissão Coreana de Ética Editorial releu o livro e reconheceu seu valor literário. Jang Tag-Hwan voltou atrás em seu argumento e disse que o livro “tentou mergulhar no lado interno da ganância humana."

*Com informações da agência Associated Press