Topo

Livro investiga doenças de grandes escritores como Shakespeare e George Orwell

Capa do livro "Orwell"s Cough", do professor de Harvard John Ross - Reprodução
Capa do livro "Orwell's Cough", do professor de Harvard John Ross Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

10/10/2012 10h06

Um professor de Medicina de Harvard, John Ross, lança um livro em que leva grandes escritores como William Shakespeare, George Orwell e Nathaniel Hawthorne de volta ao consultório.

Ross teve a ideia de escrever "Orwell's Cough - Diagnosing the Medical Maladies & Last Gasps of the Great Writers" (A Tosse de Orwell - Diagnosticando as doenças e os últimos suspiros de grandes escritores, em tradução livre) quando preparava palestras sobre doenças infecciosas.

Para isso, ele usou a obra "Tímon de Atenas", de Shakespeare, que faz alusão à sífilis. A doença era galopante entre os escritores do final do século XVI. No livro, Ross investiga se o autor britânico também tinha a doença, já que as últimas assinaturas do escritor eram trêmulas, um dos sintomas da sífilis.

O médico ainda fala sobre as práticas médicas através dos séculos quando conta que Nathaniel Hawthorn, autor de "A Letra Escarlate", recebeu um tratamento exótico para diminuir a inflamação de uma perna quebrada aos nove anos de idade. Um médico charlatão derramou água fria sobre a fratura do escritor de uma janela do segundo andar.

Até George Orwell é analisado neste livro. O autor de "1984" teve sarampo, coqueluche, dengue e tuberculose e Ross investiga se o famoso livro teve algo relacionado à morte de Orwell.