Livro investiga doenças de grandes escritores como Shakespeare e George Orwell
Um professor de Medicina de Harvard, John Ross, lança um livro em que leva grandes escritores como William Shakespeare, George Orwell e Nathaniel Hawthorne de volta ao consultório.
Ross teve a ideia de escrever "Orwell's Cough - Diagnosing the Medical Maladies & Last Gasps of the Great Writers" (A Tosse de Orwell - Diagnosticando as doenças e os últimos suspiros de grandes escritores, em tradução livre) quando preparava palestras sobre doenças infecciosas.
Para isso, ele usou a obra "Tímon de Atenas", de Shakespeare, que faz alusão à sífilis. A doença era galopante entre os escritores do final do século XVI. No livro, Ross investiga se o autor britânico também tinha a doença, já que as últimas assinaturas do escritor eram trêmulas, um dos sintomas da sífilis.
O médico ainda fala sobre as práticas médicas através dos séculos quando conta que Nathaniel Hawthorn, autor de "A Letra Escarlate", recebeu um tratamento exótico para diminuir a inflamação de uma perna quebrada aos nove anos de idade. Um médico charlatão derramou água fria sobre a fratura do escritor de uma janela do segundo andar.
Até George Orwell é analisado neste livro. O autor de "1984" teve sarampo, coqueluche, dengue e tuberculose e Ross investiga se o famoso livro teve algo relacionado à morte de Orwell.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.