Topo

Atriz Tônia Carrero tem alta de hospital no Rio de Janeiro

Tônia Carrero sai de hospital no Rio de Janeiro - Acervo/Folhapress
Tônia Carrero sai de hospital no Rio de Janeiro Imagem: Acervo/Folhapress

Do UOL, em São Paulo

05/10/2012 15h21

A atriz Tônia Carrero teve alta às 15h desta sexta-feira (5) do hospital São Vicente, na Gávea, zona sul do Rio. Ela estava internada com pneumonia desde a última segunda-feira (1º).

Um dos últimos trabalhos da atriz na TV foi na novela "Senhora do Destino", em 2004.

No cinema, o filme mais recente dela é "Chega de Saudade", de 2008, e no teatro foi em 2003, na peça "A Visita da Velha Senhora", de Friedrich Dürrenmatt , com direção de Moacyr Góes.

Principais trabalhos

Tônia entrou para a televisão na década de 60 na primeira versão da novela “Sangue do Meu Sangue”, de Vicente Cesso, ao lado de Fernanda Montenegro e Francisco Cuoco. Nos anos 70 migrou para a Globo com personagens de destaque nas novelas “Pigmalião 70”, “O Cafona” e “Uma Rosa Com Amor”.

Um dos maiores sucessos da atriz na televisão foi a personagem Stella Fraga Simpson, na novela "Água Viva", de Gilberto Braga, em 1980. Sete anos depois, contracenou com o amigo Paulo Autran em “Sassaricando”, de Sílvio de Abreu, vivendo Rebeca Rocha.

No teatro, participou de grandes produções como “Navalha na Carne”, de Plínio Marcos, com direção de Fauzi Arap, em 1969. A peça incomodou o regime militar e foi um sucesso de crítica e público. 

Outros trabalhos foram “Quem tem Medo de Virginia Woolf?”, dirigida por Antunes Filho, em 1978 e “Quartett”, dirigida por Gerald Thomas, em 1986.

Tônia foi uma das principais estrelas da Companhia Cinematográfica Vera Cruz, o mais importante estúdio do país na década de 50. Dentre os trabalhos estão “Tico Tico no Fubá” (1952), dirigida por seu segundo marido Adolfo Celi e “Quando a Noite Acaba” (1950), de Fernando de Barros.

Tônia Carrero é mãe do ator Cecil Thiré e avó dos atores Miguel Thiré, Luísa Thiré e Carlos Thiré.