Topo

Grupo Mauricio de Sousa lança empresa de eventos e anuncia festival para 2013

Maurício de Sousa e seu filho, Mauro (esq), apresentam novos projetos do Grupo Mauricio de Sousa (28/9/12) - Divulgação
Maurício de Sousa e seu filho, Mauro (esq), apresentam novos projetos do Grupo Mauricio de Sousa (28/9/12) Imagem: Divulgação

Beatriz Amendola

Do UOL, em São Paulo

28/09/2012 10h26

O grupo Mauricio de Sousa apresentou nesta sexta-feira (28) sua nova empresa: a Maurício de Sousa Ao Vivo, que será responsável por realizar eventos e espetáculos com os personagens da Turma da Mônica, série de quadrinhos criada por Maurício de Sousa em 1959.

Dirigida por Mauro Sousa, filho do cartunista, a empresa já tem vários projetos para 2013, incluindo a realização do Festival Turma da Mônica, com estreia prevista para julho de 2013. Para o empreendedor, a empresa supre uma carência deixada pelo fechamento do Parque da Mônica, que ficou no shopping Eldorado até 2010.

"Veio de uma vontade minha mesmo, porque sou ator, trabalhei em grandes musicais e vi uma oportunidade dentro da Mauricio de Sousa Produções para trabalhar esse lado empreendedor. Enxergamos essa oportunidade com o fechamento do Parque da Mônica. Como havia essa grande carência, vimos que havia essa oportunidade dentro do entretenimento. E tem dado muito certo. Nesses dois anos que iniciamos o projeto, as pessoas têm gostado bastante", disse Mauro.

No festival, voltado ao público infantil, haverá dois dias de shows e atividades no Jockey Clube de São Paulo. São esperadas 20 mil pessoas por dia para a primeira edição, que será comemorativa, em homenagem aos 50 anos da personagem Mônica."Nossos projetos são bem grandiosos. Vamos trazer outros grupos de teatro e bandas famosas entre o público infantil para participar dessa festa", adiantou.

  • João Caldas/Divulgação

    Espetáculo Turma da Mônica Ao Vivo

No começo do próximo ano, será lançado o espetáculo "Festa das Nações", que estreia nos dias 12 e 13 de janeiro no Teatro Bradesco, em São Paulo, e depois segue para outras cidades. A Festa é uma remontagem da apresentação que acontecia no Parque da Mônica.

Já em abril, estreia "Mônica e Cebolinha no Mundo de Romeu e Julieta". Esse será exibido no teatro Geo, do instituto Tomie Othake, também em São Paulo. A peça também é uma remontagem, baseada no espetáculo homônimo criado em 1978. "É uma peça que eu particularmente gosto muito. Gosto do clássico da literatura também. É um trabalho que significa muito pra mim. Estar aqui com esse espetáculo, é uma forma feliz de comemorarmos". Os figurinos do espetáculo serão feitos pelo estilista Fause Haten.

Também foi anunciada a Jornada Musical da Turma da Mônica, que será realizada em parceria com a Fundação Bachiana, do maestro João Carlos Martins. Estreará no dia 7 de março, no auditório do Ibirapuera, em São Paulo. Ela terá participação da orquestra do próprio maestro e será marcada pela estreia nos palcos do personagem Joca, que tambem é um maestro.

Todas as novidades da nova empresa são uma forma de marcar o legado dos personagens da Turma da Mônica e aproximar os personagens do público, conta Mauro: "A Turma da Mônica faz parte da vida das crianças de hoje e daqui a 50 anos. Em todos os lugares que a gente vai, a gente é super bem recebido, os teatros lotam. O carro chefe é o gibi, mas a nossa ideia é justamente levar os personagens mais perto do público pelo teatro"

Parques Temáticos
Mauro Sousa ainda anunciou que a empresa também será responsável por mini parques temáticos intinerantes, como o teatro de fantoches da Turma da Mônica, que ficou uma temporada no shopping Ibirapuera, em São Paulo.

Quanto à expectativa de um novo parque temático de grande porte, aos molde do Parque da Mônica, foi o próprio Maurício de Sousa que se manifestou, confirmando que será inaugurado um Parque do Cebolinha em 2013 e que há panos para um novo Parque da Mônica. "Estamos correndo com esse parque [do Cebolinha] e ele deve ficar pronto no fim do ano que vem. Já o da Mônica, que é mais elaborado, vamos deixar mais pra frente", revelou, adiantando que este último deve ficar no Shopping Nova 25, atualmente em contrução em São Paulo.