Topo

Escola de samba Vai-Vai lança enredo sobre vinhos brasileiros em Santa Catarina

Porta-bandeira da Vai-Vai durante o desfile das campeãs de 2012. O samba-enredo da escolha homenageou as mulheres (25/2/12) - Alexandre Schneider/UOL
Porta-bandeira da Vai-Vai durante o desfile das campeãs de 2012. O samba-enredo da escolha homenageou as mulheres (25/2/12) Imagem: Alexandre Schneider/UOL

Léo Pereira

Do UOL, em Florianópolis

27/09/2012 19h17

Escola de samba com maior número de títulos em São Paulo, a Vai-Vai resolveu lançar o tema de seu próximo carnaval em Santa Catarina. O enredo é “Sangue da terra, videira da vida: Um brinde de amor em plena avenida - vinhos do Brasil!”.

O evento aconteceu em Florianópolis, nesta quinta-feira (27). Santa Catarina é um dos principais produtores de vinho de altitude do país, com investimentos de R$ 200 milhões nos últimos dez anos e uma colheita de 1,3 milhões de toneladas em 2012.

"As pessoas falam dos vinhos ‘de fora’, mas esquecem dos nossos”, declara Fernando Penteado, diretor de harmonia da Vai-Vai. O tema escolhido é uma parceria com o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), numa tentativa de tornar a bebida mais popular na cultura nacional.

“O consumo de vinho no Brasil é de dois litros per capita, bem abaixo de países como Argentina, com 30 litros per capita”, relata o gerente de marketing da Ibravin, Diego Bertolini. A intenção do instituto é de também levar o tema para o carnaval carioca em 2014.

“Mudamos a maneira de fazer vinho em Santa Catarina. De dez anos para cá, passamos a produzir o vinho entre 900 e 1.450 metros”, destaca Walter Kranz, produtor catarinense de vinhos e espumantes de altitude que já foi alto executivo da Mercedes-Benz.

Coincidentemente, o carnavalesco da Vai-Vai, Cahê Rodrgiues, já falou de Santa Catarina em um enredo. Em 2011, pela Acadêmicos do Grande Rio, “Y-Jurerê Mirim – A Encantadora Ilha das Bruxas (Um conto de Cascaes)”, falando sobre os encantos e mistérios de Florianópolis.

Porém, a Grande Rio foi prejudicada por um incêndio na Cidade do Samba, que destruiu todas as fantasias e alegorias da escola. A agremiação não participou da competição naquele ano, desfilando como hors concours.

A Vai-Vai será a quarta agremiação a entrar no Sambódromo do Anhembi em 2013, durante a sexta-feira de Carnaval, a primeira noite de desfiles. A escola originária do bairro do Bixiga possui 14 conquistas no Grupo Especial.

Este ano, a Vai-Vai ficou em terceiro lugar. A última vitória foi em 2011, com o enredo “A Música Venceu”, em homenagem ao maestro João Carlos Martins.

O samba-enredo será definido no próximo domingo (30). Três composições disputam a final.