Topo

Realeza britânica compra obras de Andy Warhol que retratam Elizabeth 2ª

Obras de Andy Warhol retratam rainha Elizabeth 2ª em seu jubileu de prata, em 1977 - AP
Obras de Andy Warhol retratam rainha Elizabeth 2ª em seu jubileu de prata, em 1977 Imagem: AP

Do UOL, em São Paulo

24/09/2012 08h51

A realeza britânica aumentou sua coleção de arte com a compra de quatro obras de Andy Warhol. As serigrafias coloridas foram feitas sobre uma foto da rainha Elizabeth em seu jubileu de prata, em 1977.

As obras de Warhol farão parte de uma exibição de retratos da monarquia que se realiza a partir de novembro, no castelo de Windsor, em Londres. As autoridades reais confirmaram a compra, mas se recusaram a dizer quando pagaram por ela.

"Os retratos estão em uma técnica interessante e contemporânea que Wahrol realmente popularizou, a serigrafia com cores vibrantes", dizze o curador real Jane Roberts. "Eles se juntam há uma colação com mais de 600 anos. O fato de ser uma técnica nova não é surpreendente. As coisas mudam".

Warhol, que morreu em 1987, foi um dos artistas de maior sucesso comercial do século 20 e usou técnicas semelhantes em retratos de Marilyn Monroe, Jackie Kennedy e Elvis Presley. Ele criou essas imagens da rainha, em 1985, como parte de uma porfolio de serigrafias chamado de "Reigning Queens". A exposição será aberta ao público até junho de 2013.