Exposição de gastronomia do MAM de São Paulo acusada de plágio reabre nesta terça (18)
O Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM) anunciou que irá reabrir para o público nesta terça-feira (18) a exposição “Encontros de Arte e Gastronomia” depois da suspensão da liminar que havia fechado o evento no dia 10 de setembro devido a acusações de plágio da designer Simone Mattar.
A autora da ação que suspendeu a mostra alega que apresentou proposta igual em junho de 2011. O desembargador Galdino Toledo Júnior, em sua decisão na última sexta-feira (14), explica que o evento havia sido autorizado pela curadoria do museu em maio de 2011, data anterior à proposta enviada pela autora, em julho de 2011.
“É notório que tais mostras gastronômicas já existem e vêm sendo amplamente realizadas tanto no Brasil como em outros países, o que retira, prima facie, a originalidade necessária à configuração do direito autoral e por consequência o pretendido reconhecimento de plágio”, afirmou desembargador em sua decisão.
“Com essa decisão, o Museu de Arte Moderna reabre Encontros de arte e gastronomia na terça-feira retomando a sua programação com a dupla composta pelo chefe José Barattino e pela artista Laura Lima”, disse Felipe Chaimovich, curador da mostra, completando que a entidade planeja receber 648 grupos escolares até o fim das atividades.
A exposição reúne dez duplas de chefes de cozinha de restaurantes renomados e artistas plásticos para criar residências artísticas numa cozinha industrial montada na Sala Paulo Figueiredo, com interação do público.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.