Entretenimento

Exposição de gastronomia do MAM de São Paulo acusada de plágio reabre nesta terça (18)

Tuca Vieira/Folha Imagem
Fachada do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP), no Parque Ibirapuera Imagem: Tuca Vieira/Folha Imagem

Do UOL, em São Paulo

17/09/2012 22h54

O Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM) anunciou que irá reabrir para o público nesta terça-feira (18) a exposição “Encontros de Arte e Gastronomia” depois da suspensão da liminar que havia fechado o evento no dia 10 de setembro devido a acusações de plágio da designer Simone Mattar.

A autora da ação que suspendeu a mostra alega que apresentou proposta igual em junho de 2011. O desembargador Galdino Toledo Júnior, em sua decisão na última sexta-feira (14), explica que o evento havia sido autorizado pela curadoria do museu em maio de 2011, data anterior à proposta enviada pela autora, em julho de 2011.

“É notório que tais mostras gastronômicas já existem e vêm sendo amplamente realizadas tanto no Brasil como em outros países, o que retira, prima facie, a originalidade necessária à configuração do direito autoral e por consequência o pretendido reconhecimento de plágio”, afirmou desembargador em sua decisão.

“Com essa decisão, o Museu de Arte Moderna reabre Encontros de arte e gastronomia na terça-feira retomando a sua programação com a dupla composta pelo chefe José Barattino e pela artista Laura Lima”, disse Felipe Chaimovich, curador da mostra, completando que a entidade planeja receber 648 grupos escolares até o fim das atividades.

A exposição reúne dez duplas de chefes de cozinha de restaurantes renomados e artistas plásticos para criar residências artísticas numa cozinha industrial montada na Sala Paulo Figueiredo, com interação do público.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo