Criador de primeiro Lanterna Verde árabe diz que se inspirou na própria história
Geoff Johns, escritor da DC Comics e responsável por criar o novo Lanterna Verde, disse que se inspirou na própria história para criar o personagem, chamado Simon Baz. Assim como Johns, o super-herói tem ascendência libanesa. Ambos foram criados em Detroit, que possui uma das maiores e mais antigas comunidades árabes nos Estados Unidos.
"Eu pensei muito sobre isso. Pensei em voltar ao que era familiar para mim", disse ele. "Essa é uma história muito pessoal", afirmou. Baz é o primeiro super-herói de ascendência árabe a usar o anel energético da Tropa dos Lanternas Verdes. Também é o quinto terráqueo representar o Lanterna, depois de Hal Jordan, Guy Gardner, Kyle Rayner e John Stewart.
A história começa quando Baz, aos 10 anos de idade, e toda sua família assistem pela TV os atentados de 11 de setembro de 2001. A partir deste momento, árabes e mulçumanos tornam-se suspeitos e caem no ostracismo. "O que eu quis mostrar é o efeito negativo disso em Simon e em sua família".
Johns, que se apaixonou pelos quadrinhos quando descobriu uma coleção antiga de seu tio no sótão de sua avó, explicou que Baz não é perfeito. O personagem traz tatuado no antebraço a palavra "coragem", o que é proibido entre os mulçumanos. "Ele não é um personagem perfeito. Obviamente cometeu alguns erros na vida, o que o torna mais atraente e compreensível", disse ele.
"Esperamos que seja um personagem convincente, independentemente da cultura ou origem étnica .... Mas eu acho que é ótimo ter um super-herói árabe-americano", afirmou.
(Com informações da AP)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.