Topo

Criador de primeiro Lanterna Verde árabe diz que se inspirou na própria história

Simon Baz é o primeiro Lanterna Verde de ascendência árabe - AP
Simon Baz é o primeiro Lanterna Verde de ascendência árabe Imagem: AP

Do UOL, em São Paulo*

04/09/2012 11h51

Geoff Johns, escritor da DC Comics e responsável por criar o novo Lanterna Verde, disse que se inspirou na própria história para criar o personagem, chamado Simon Baz. Assim como Johns, o super-herói tem ascendência libanesa. Ambos foram criados em Detroit, que possui uma das maiores e mais antigas comunidades árabes nos Estados Unidos.

"Eu pensei muito sobre isso. Pensei em voltar ao que era familiar para mim", disse ele. "Essa é uma história muito pessoal", afirmou. Baz é o primeiro super-herói de ascendência árabe a usar o anel energético da Tropa dos Lanternas Verdes. Também é o quinto terráqueo representar o Lanterna, depois de Hal Jordan, Guy Gardner, Kyle Rayner e John Stewart.

A história começa quando Baz, aos 10 anos de idade, e toda sua família assistem pela TV os atentados de 11 de setembro de 2001. A partir deste momento, árabes e mulçumanos tornam-se suspeitos e caem no ostracismo. "O que eu quis mostrar é o efeito negativo disso em Simon e em sua família".

Johns, que se apaixonou pelos quadrinhos quando descobriu uma coleção antiga de seu tio no sótão de sua avó, explicou que Baz não é perfeito. O personagem traz tatuado no antebraço a palavra "coragem", o que é proibido entre os mulçumanos. "Ele não é um personagem perfeito. Obviamente cometeu alguns erros na vida, o que o torna mais atraente e compreensível", disse ele.

"Esperamos que seja um personagem convincente, independentemente da cultura ou origem étnica .... Mas eu acho que é ótimo ter um super-herói árabe-americano", afirmou.

(Com informações da AP)