Compositor Hal David morre aos 91 anos
O compositor Hal David morreu aos 91 anos em função de complicações após um acidente vascular cerebral na manhã de sábado (1), em Los Angeles, de acordo com Jim Steinblatt, porta-voz da Sociedade Americana de Compositores, Autores e Editores declarou para a revista "Variety".
Hal David escreveu junto com seu parceiro musical, Burt Bacharach, dezenas de canções atemporais para filmes, televisão e uma variedade de artistas na década de 1960. A dupla é responsável por faixas como "Raindrops Keep Fallin 'On My Head",''Close To You" e "That's What Friends Are For".
"Como letrista, Hal era simples, conciso e poético - transportava volumes de significado em poucas palavras possíveis e sempre a serviço da música", disse o atual presidente da ASCAP, o compositor Paul Williams, disse em um comunicado.
"Não é de admirar que muitos de seus versos tornaram-se parte do nosso vocabulário cotidiano e suas canções, o pano de fundo de nossas vidas."
Muitas letras e músicas de Bacharach e David continuam a ressoar na cultura pop, incluindo "Do You Know the Way to San Jose" e "I Say A Little Prayer" e "What The World Needs Now Is Love".
Suas música foram gravadas por intérpretes como The Beatles, Barbra Streisand, Frank Sinatra, Neil Diamond e sua parceira de longa data Dionne Warwick.
Em maio deste ano, Bacharach e David receberam o Library of Congress Gershwin para Canção Popular, durante um show tributo na Casa Branca que contou com a presença do presidente, Barack Obama.
A mulher de Hal, Eunice David, aceitou em seu nome, já que o marido pôde comparecer, pois se recuperava de um acidente vascular cerebral. Bacharach, 83, agradeceu a Obama, dizendo que este era o prêmio mais importante de sua vida e superava até mesmo o Oscar.
Na ocasião, Obama disse que "os dois ainda estavam com tudo" e salientou que suas músicas ainda estão sendo gravadas por artistas como Alicia Keys e John Legend.
"Acima de tudo, eles permaneceram fiéis a si mesmos. E com uma autenticidade inconfundível, eles capturaram as emoções das nossas vidas diárias - os bons momentos, os maus momentos, e tudo mais", falou o presidente.
Vida e obra
Nascido em 25 de maio de 1921 em Nova York, David estudou em escolas públicas antes de estudar jornalismo na Universidade de Nova York. Ele serviu o exército durante a Segunda Guerra Mundial como membro de uma unidade de entretenimento no sul do Pacífico. Após a guerra, ele escreveu letras para vários compositores.
David conheceu Bacharach quando ambos trabalhavam no Edifício Brill em Nova York. Eles marcaram o seu primeiro grande sucesso com "Magic Moments", que vendeu um milhão de cópias na voz de Perry Como.
Em 1962, a dupla começou a escrever para Dionne Warwick. O trio criou vários sucessos populares, incluindo "Don't Make Me Over," ''Walk On By", ''I Say a Little Prayer", ''Do You Know the Way to San Jose", ''You'll Never Get to Heaven" e "Always Something There to Remind Me".
Antigo membro da Sociedade Americana de Compositores, Autores e Editores, David atuou como presidente da organização de 1980 a 1986.
Em uma entrevista de 1999, David explicou seu sucesso como letrista: "Tente contar uma narrativa, as músicas devem ser como um pequeno filme, contada em três ou quatro minutos. Tente dizer coisas tão simples quanto possível, o que provavelmente é a coisa mais difícil de fazer. "
A equipe de sucesso se separou após a refilmagem do musical de 1973, "Lost Horizon", massacrado pela crítica. Bacharach ficou deprimido e se tornou recluso em sua casa de férias, recusando-se a trabalhar. Os dois voltaram a compôr juntos em 1992, trabalhando com Dione em "Sunny Weather Lover".
David teve colaborações bem sucedidas com vários outros compositores: com John Barry ele escreveu a música-título do filme Bond James "Moonraker"; Albert Hammond com "To All the Girls I've Loved Before", dueto de Julio Iglesias e Willie Nelson e com Henry Mancini com "o maior presente" em "O Retorno da Pantera Cor de Rosa".
Hal David deixa a mulher, Anne Rauchman, com quem se casou em 1947 e dois filhos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.