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"Cinquenta Tons de Cinza" fortalece grupo de mídia da Alemanha

Capa de "50 Tons de Cinza", de E. L. James - Divulgação
Capa de "50 Tons de Cinza", de E. L. James Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

31/08/2012 10h57

A trilogia de E.L.James, que inclui “Cinquenta Tons de Cinza”, "Cinquenta Tons Mais Escuros" e "Cinquenta Tons de Liberdade", vendeu mais de 10 milhões de livros pela Random House, editora que pertence ao grupo de mídia Bertelsmann, segundo o site da revista “The Hollywood Reporter”.

O fenômeno ajudou a Random House a ganhar US$ 1,19 bilhão nos primeiros seis meses deste ano, com um lucro reservado de US$ 142 milhões, e fez com que a Bertelsmann se fortalecesse dentro do grupo RTL, que também tem em seu núcleo a televisão e a rádio.

A divisão, que controla canais europeus, como RTL alemã e M6 na França, e a produtora FremantleMedia, de “American Idol”, viu os lucros operacionais caírem de US$ 59 milhões para a metade, quando o mercado de publicidade em vários países europeus amoleceu e emissoras espremeram as produtoras  sobre margens de licenciamento.

Thomas Rabe, diretor executivo do grupo Bertelsmann, anunciou planos para reformar radicalmente o conglomerado para empurrá-lo com firmeza no mundo digital e reduzir sua dependência das receitas de publicidade tradicionais. Bertelsmann abriu sedes na Índia e no Brasil para aproveitar o mercado em crescimento. “Nós queremos acelerar o processo para gradualmente reformarmos Bertelsmann pelos próximos anos”, declarou Rabe.

"Cinquenta Tons de Cinza" pelo mundo

Lançado no Brasil pela editora Intrínseca - que em setembro deverá lançar "Cinquenta Tons Mais Escuros" -, o livro já foi traduzido para vários idiomas, entre eles chinês, russo, sérvio e vietnamita.

O argumento do romance gira em torno da relação entre o jovem e bem-sucedido empresário Christian Grey e Anastasia Steele, uma estudante de literatura.

Apesar do enorme sucesso do best-seller, E.L.James admitiu que quando assinou o contrato com a editora Random House sua principal ambição era, simplesmente, ver seus livros nas lojas e que não tinha ideia que seu romance se transformaria em um fenômeno de vendas mundial.