Topo

Conclusão sobre restauração do "Ecce Homo" sairá em 15 dias

Três etapas da pintura "Ecce Homo", de Elias Garcia Martinez: a original, a deteriorada pelo tempo e a "restauração" de Cecília Giménez - AFP
Três etapas da pintura "Ecce Homo", de Elias Garcia Martinez: a original, a deteriorada pelo tempo e a "restauração" de Cecília Giménez Imagem: AFP

Do UOL, em São Paulo

27/08/2012 15h12

A conclusão sobre a restauração do famoso quadro “Ecce Homo”, do santuário de Nossa Senhora da Misericórdia de Borja, em Zaragoza, na Espanha, só saíra em 15 dias. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (27) no El País.

Independentemente das conclusões sobre a restauração, as autoridades já disseram que três possibilidades estão sendo consideradas: deixar a pintura como está, colocar por cima da obra um quadro do mesmo artista, que a família estaria disposta a doar, e levar a cabo a restauração.  

  • Reprodução/El País

    Crepe servido em Madrid com a imagem danificada do "Ecce Homo"

Os moradores da cidade de Borja manifestaram seu "mais absoluto apoio" à autora da "restauração", Cecilia Giménez, uma idosa de 81 anos que todos têm como "pessoa muito boa" que fez a intervenção na pintura "com a melhor intenção do mundo".

De fato, algumas mulheres deixaram claro que, para elas, o que menos importa é o que vai ser feito com o "Ecce Homo" pintado em um dos muros da igreja no início do século 19 pelo artista Elías García Martínez, porque o importante é o estado de Cecilia, uma mulher de vida difícil e que nos últimos dias se viu atormentada pela repercussão de seu erro involuntário, que deu margem a todo tipo de piada.

Segundo Juan María de Ojeda, do Conselho de Cultura local, Cecilia tem conversado tranquilamente com uma restauradora profissional sobre que elementos utilizou para modificar a obra. 

A Prefeitura de Borja contratou no sábado (25) um guarda especialmente para vigiar a pintura, e colocou uma corda a um metro e meio da obra, para proteger seu estado e evitar que os curiosos se aproximem demais.

Em Madri, uma pastelaria do Mercado de San Miguel vêm desde sexta-feira servindo crepes com a imagem da obra danificada. 

* Com informações da EFE