Topo

Arquivos e documentos de pai de Anne Frank vão a leilão em Nova York

Anne Frank em imagem rara de sua infância - AP
Anne Frank em imagem rara de sua infância Imagem: AP

Do UOL, em São Paulo

14/08/2012 14h11

Documentos e artefatos de Otto Frank, pai de Anne Frank, judia alemã que foi vítima do Holocausto, vão a leilão no dia 5 de novembro em Nova York.

De acordo com o site do jornal “The New York Times”, o arquivo, que tem um preço estimado entre 20 mil e 30 mil dólares, foi organizado por Joseph Schildkraut, o ator que interpretou Otto Frank em 1955 no teatro e no filme “O Diário de Anne Frank” (1959).

Cartas de 1941 detalham os esforços de Frank para conseguir ajuda por meio do comerciante norte-americano Nathan Straus, um amigo do seu tempo da Universidade Heidelberg, para fugir da ocupação nazista na Holanda.

O arquivo também conta com fotos, 50 cartas entre Frank e Schildkraut, uma carta de Frank para Anne em 1939, e um lenço com um monograma que o ator usou nos palcos.

A família Frank se escondeu em Amsterdã, em julho de 1942. Eles foram mandados para Auschwitz em agosto de 1944, após um informante ter revelado seu esconderijo. Otto Frank foi o único membro da família a sobreviver, mas, em uma carta para Schildkraut de 1955, ele questiona o mito de herói que o cercou quando o livro baseado no diário de Anne se tornou um best-seller.

“Meu destino, durante e depois do período do esconderijo, quando comparado com o sofrimento de outros companheiros, foi privilegiado. Por eu ter sido capaz de ficar tanto tempo com a minha própria família... também, no campo de concentração, muitos dos meus colegas sofreram mais do que eu, já que eu nunca fui submetido à tortura”, diz um trecho da carta.