Topo

Cartunista Joe Kubert, cocriador do personagem "Sargento Rock", morre aos 85 anos

Joe Kubert (1926 - 2012) em sua mesa na Joe Kubert School of Cartooning and Graphic Art, em Dover, Nova Jersey (6/2/2006) - AP Photo/Mike Derer
Joe Kubert (1926 - 2012) em sua mesa na Joe Kubert School of Cartooning and Graphic Art, em Dover, Nova Jersey (6/2/2006) Imagem: AP Photo/Mike Derer

Do UOL, em São Paulo

13/08/2012 21h25

O cartunista norte-americano e polonês Joe Kubert, cocriador do personagem "Sargento Rock", da DC Comics, morreu aos 85 anos no domingo (12). O falecimento foi confirmado pela escola de ilustração que Kubert ergueu, mas o local e a causa da morte não foram informados.

O seu personagem mais famoso era um herói da Segunda Guerra Mundial, com uma incrível precisão para tiros e capacidade de sobreviver a vários combates. Kubert ainda criou Tor, um homem forte pré-histórico e ainda ajudou a renovar a figura do Gavião Negro. Ele ainda trabalhou nas revistas do Tarzan.

O traço dos desenhos de Kubert privilegiava expressões de guerra e homens fortes, com músculos rasgados e performances heroicas.

Para inspirar novas gerações de cartunistas e ilustradores, Kubert e sua mulher fundaram em 1976, uma escola para treinamento do ofício de desenhar.

Nascido na Polônia em 1926, Kubert se mudou ainda bebê para os Estados Unidos e passou a morar com a família no bairro do Brooklyn, em Nova York.

  • Reprodução

    O Gavião Negro, um dos desenhos nos quais Joe Kupert trabalhou