Topo

Mark O'Donnell, criador do musical "Hairspray", morre aos 58 anos

Mark O"Donnell (à dir.) posa com Thomas Meehan no Tony Awards de 2003, em Nova York (8/6/03) - AP
Mark O'Donnell (à dir.) posa com Thomas Meehan no Tony Awards de 2003, em Nova York (8/6/03) Imagem: AP

Do UOL, em São Paulo

07/08/2012 09h54

Mark O'Donnell, escritor norte-americano responsável por levar o filme "Hairspray" para Broadway, morreu nesta segunda-feira (6), aos 58 anos, disse o seu agente. As causas da morte não foram divulgadas.

Jack Tantleff, agente de O'Donnell, disse que o escritor entrou em colapso na entrada do condomínio onde morava no Upper East Side de Manhattan, em Nova York. "Ele era um grande talento, um homem amistoso, inteligente e maravilhoso", afirmou Tantleff. A autópsia do escritor está agendada para quinta-feira.

Em 2003, O'Donnell ganhou um Tony pelo melhor argumento de musical, com "Hairspray", escrito em parceria com Thomas Meehan. Em 2008, foi nomeado para outro Tony por "Cry-Baby", em coautoria com John Waters.

A primeira versão de "Hairspray", que conta a história de uma menina gordinha que sonha em dançar no programa "The Corny Collins Show", foi escrita para o cinema em 1988 por John Samuel Waters. Em 2002, O'Donnell e Meehan adaptaram para os palcos da Broadway e, em 2007, a produção ganhou nova versão para os cinemas, com roteiro de Leslie Dixon.