Topo

Paraty recebe réplica de estátua famosa de Drummond para a Flip

A réplica de Paraty da icônica estátua de Carlos Drummond de Andrade de Copacabana, no Rio - Reprodução/Facebook
A réplica de Paraty da icônica estátua de Carlos Drummond de Andrade de Copacabana, no Rio Imagem: Reprodução/Facebook

Natalia Engler

Do UOL, em Paraty

04/07/2012 21h11

  • Enquanto a estátua viva de Carlos Drummond de Andrade não chega a Paraty, nesta quinta (5), os visitantes tiram fotos com a réplica do monumento em homenagem ao escritor que fica na orla de Copacabana, no Rio. A réplica foi colocada em frente à casa ocupada pela Companhia das Letras, na praça da Matriz. Segundo a editora, a cópia foi feita pelo mesmo artista que assina a obra original, o mineiro Leo Santana.
  • Já chegaram a Paraty os exemplares da coletânea "Granta - Os Melhores Jovens Escritores Brasileiros". A lista dos autores selecionados para a edição será anunciada na tarde desta quinta (5).
  • O poeta sírio Adonis e o escritor e jornalista libanês Amin Maalouf, que participam juntos da mesa "Literatura e liberdade" (sexta, 6, às 17h15), já demonstravam afinidade mesmo antes do debate, neste primeiro dia de Flip. Enquanto caminhavam pelo calçamento irregular de pedras do centro histórico de Paraty, Amin, 63, oferecia o braço para Adonis, 82, apoiar-se .
  • Jornalistas que acompanhavam a conferência de abertura na sala de imprensa da Flip sofreram com problemas na transmissão do áudio da tenda dos autores. Um forte chiado impediu que se ouvisse a rápida abertura de Luis Fernando Verissimo e o áudio só foi normalizado já no meio da fala de Silviano Santiago sobre o homenageado deste ano.
  • A organização da Flip resolveu transmitir na Tenda do Telão o evento "Cem anos de Jorge Amado", programado para as 11h30 desta quinta (5), na Casa da Cultura, com entrada a R$ 10. Os convidados são o escritor João Ubaldo Ribeiro e o autor de novelas Walcyr Carrasco, responsavel pela nova versão de "Gabriela", folhetim baseado no romance do escritor baiano. Em tempo: no início dos anos 1980, Paraty serviu de cenário para o filme homônimo, dirigido por Bruno Barreto, também com Sônia Braga como protagonista. Os ingressos para a Tenda do Telão custam R$ 5.