Topo

Recém-inaugurado, Museu do Humor argentino mostra originais de Mafalda e Patoruzú

Imagem do personagem Patorzú, do quadrinista Dante Quinterno exposta no Museu do Humor argentino - Reprodução/MuseuDoHumor
Imagem do personagem Patorzú, do quadrinista Dante Quinterno exposta no Museu do Humor argentino Imagem: Reprodução/MuseuDoHumor

Do UOL, em São Paulo

03/07/2012 18h44

A personagem Mafalda, do cartunista Quino, e Patoruzú, de Dante Quiterno, já podem dizer que tem uma casa. O espaço cedido aos personagens é o edifício De La Munch, em Buenos Aires, onde foi recém-inaugurado o Museu do Humor gráfico argentino. 

  • Reprodução

    Tira de Mafalda, de Quino

No espaço, são exibidos revistas originais, jornais onde as tiras foram publicadas, animações e trabalhos de artistas como Nik, Hermegildo Sábat, Carlos Garaychochea e Manuel Garcia Ferré. Além deles, estão expostos trabalhos de Florencio Molina Campos, um ilustrador que trabalhou para a Disney e teria supostamente criado uma primeira versão de "Os Flintstones", desenho da Hanna-Barbera. 

Com foco principalmente em trabalhos gráficos de quadrinistas renomados do país, a ideia da criação do museu foi anunciada na 38º Feira Internacional do Livro de Buenos Aires em uma mesa intitulada "Humor Gráfico: Patrimônio Argentino" em 26 de abril, mas o projeto já tem 12 anos.

De acordo com o site do museu, existe "a importância de criar uma instituição para reunir os grandes maestros da ilustração e caricatura, onde eles e novas gerações possam ter suas obras expostas". Atualmente o museu recebe a exposição "Humor Gráfico Argentino: su historia, una síntesis", com cerca de 100 obras expostas, sendo 40 peças originais.