Topo

"O Diabo & Sherlock Holmes" resgata prazer pela leitura de longas reportagens bem escritas

Capa de "O Diabo & Sherlock Holmes", de David Grann - Reprodução
Capa de "O Diabo & Sherlock Holmes", de David Grann Imagem: Reprodução

Alessandro Giannini

Do UOL, em São Paulo

10/06/2012 07h00

"O Diabo & Sherlock Holmes - Histórias reais de assassinato, loucura e obsessão", de David Grann, é uma coletânea de reportagens que têm como ponto comum o fato de serem tão inacreditáveis que parecem tecidas por um romancista habilidoso. São, na verdade, histórias reais - algumas de crimes - que ficaram anos sem solução.

Em todas elas, as obsessões fazem fronteira com a loucura: um biólogo neozelandês que quer caçar a Architeutis, uma lula gigante que aparece em relatos mitológicos; um falsário francês que se passa por adolescentes órfãos; um ladrão de quase oitenta anos que reluta em se aposentar; um bombeiro atingido por escombros no World Trade Center no Onze de Setembro que quer reconstituir o que se passou naquelas horas de terror.

O autor foi atrás de evidências que ajudassem a explicar cada uma delas. E suas reportagens não apenas mergulham o leitor na experiência dos personagens, elas são escritas em um tom comparável ao dos melhores romances policiais da atualidade. O resultado é fascinante, hipnotizante.

Nascido em Nova York em 1967, Grann escreve para a revista The New Yorker desde 2003 e é considerado um dos mais importantes repórteres investigativos da atualidade. Publicou artigos e reportagens também na New York Times Magazine, na Atlantic, no Washington Post e no Wall Street Journal.

Grann escreve de forma concisa, embora os textos sejam longos; é objetivo, não usa adjetivos, nem tenta "encher linguiça" com palavras difíceis ou frases de efeito; ele se atem aos fatos e aos depoimentos das fontes. O exemplo mais bem acabado de jornalismo investigativo em tempos recentes, inclusive dentro da própria New Yorker, uma revista reconhecida pela excelência de seus jornalistas e reportagens.

Claro que estamos falando de um jornalista de 45 anos, com experiência de campo e condições de temperatura e pressão que estão longe de se compararem às nossas na mídia nativa ou a qualquer veículo da internet. Ele tem recursos e tempos que não temos o luxo de lançar mão, mas vale a pena conhecer os seus métodos e seus textos para termos apenas um vislumbre do que é possível ser feito em jornalismo e com a palavra escrita.


"O DIABO E SHERLOCK HOLMES" 
Autor:
David Grann
Tradução: Álvaro Hattnher
Preço: R$ 55,00
464 págs