Topo

Nemo lança no segundo semestre álbum com origem dos "Elephantmen"

O criador de quadrinhos inglês Richard Starkings, pai dos "Elephantmen" - Reprodução/Facebook
O criador de quadrinhos inglês Richard Starkings, pai dos "Elephantmen" Imagem: Reprodução/Facebook

Alessandro Giannini

Do UOL, em São Paulo

01/06/2012 00h31

Em algum lugar do futuro, no Norte da África, a quilômetros da civilização, um grupo de geneticistas liderado pelo megalômaniaco e misantropo Dr. Kazushi Nikken conduz experimentos profanos envolvendo DNA humano e animal. Dessas experiências resultam os Elephantmen, animais antropomórficos programados desde o berço para atuarem como máquinas de guerra e combaterem qualquer noção de mundo e pensamento livres. Elefantes, camelos, zebras, girafas, rinocenrontes, hipopótamos e crocodilos gestados em barrigas humanas, esses seres são os personagens principais de "Elephantmen - Seleção Não Natural", que a editora Nemo lança no Brasil em formato de álbum no segundo semestre.

Criados pelo quadrinista britânico Richard Starkings, os Elephantmen são subproduto de "Hip Flask #7A". Lançada em originalmente em junho de 2002, essa minissérie apresentou Hieronymous (Hip) Flask , um hipopótamo falante que trabalha na Agência de Informação. Ele foi gestado e nasceu em uma das experiências de Nikken na Mappo e, após a intervenção da ONU, foi resgatado e integrado ao mundo civilizado. "Elephantmen - Seleção Não Natural", publicado originalmente em 2006, mostra a origem de Hip, dos Elephantmen e conta como o resgate aconteceu.

Mundos pós apocalípticos invadido por seres mutantes são denominadores comuns entre as influências não declaradas. Na literatura, é óbvio que "1984", de George Orwell, tem um papel relevante. Assim como no cinema o mundo imaginado a partir do conto de Phillip K. Dick em "Blade Runner", de Ridley Scott, também está, de alguma forma, representado. Sem falar nos ecos dos mangás, especialmente do ultraviolento "Akira", de Katsuhiro Otomo.

Richard Starkings é um dos pioneiros da letreiragem de quadrinhos por computador. Ele ganhou o Prêmio Eisner, um dos mais respeitados no meio, justamente pelo trabalho em "Hip Flask #7A". Ele estará na Comic Con 2012, em San Diego, na Califórnia, para falar de "Elephantmen", que continua sendo publicada como série regular nos EUA e está na 39 edição. Entre os projetos sobre os quais o autor falará está a adaptação de sua obra para o cinema.