Topo

Antes de palestra, Art Spiegelman tem computador roubado em São Paulo

Sean Gallup/Getty Images
Imagem: Sean Gallup/Getty Images

Diego Assis,

Do UOL, em São Paulo

28/05/2012 20h17

A palestra do cartunista americano Art Spiegelman, marcada para as 19h desta segunda (12) em São Paulo, sofreu atraso de cerca de meia hora depois que o laptop do autor desapareceu do palco minutos antes do início do evento. Os organizadores suspeitam de furto e disseram que registraram um boletim de ocorrência.

Aparentando certa irritação, entre uma tragada e outra em um cigarro eletrônico, o autor da premiada graphic novel "Maus", lançada 25 anos atrás, decidiu manter o compromisso e fazer a palestra com um computador emprestado.

"Eu deveria estar bem preparado para lidar com isso. Escrevi muitos quadrinhos policiais no início da carreira. Mesmo sabendo que o crime não compensa, descobri que isso pode não ser verdade em São Paulo já que alguèm acabou de sair daqui com meu computador e meu documento de identidade", disse, meio brincando, meio sério, logo em sua primeira fala. "Obrigado pela paciência. E por pagarem tanto pelo ingresso. Vocês foram roubados também", completou, quebrando o gelo e arrancando gargalhadas do público.

Spiegelman seguiu a palestra "desautorizando" um dos títulos elogiosos pelos quais costuma ser chamado - "o pai da graphic novel". "Quero pedir um teste de paternidade aí. Não acho que toda história em quadrinhos precisa ter 800 páginas. Foi só o que precisei para contar a história de meu pai [sobrevivente do campo de concentração de Auschwitz retratado em 'Maus']."

Dono de conhecimento técnico e histórico sobre a evolução dos quadrinhos ao longo do século passado, Spiegelman explicou, apoiado em slides e páginas suas e de outros autores, o que descreveu como a arquitetura de uma página de HQ. "É como a estrutura de um parágrafo de texto, só que com imagens", disse, depois de apontar a forma como um quadro leva ao outro - e o significado por trás dessas transições.

Ao final da palestra, bastante aplaudido pelo público, Spiegelman voltou a lamentar o sumiço de seu laptop. "Vou levar um ano para recuperar tudo o que tinha ali".

Destaque do primeiro dia do 4o Congresso Internacional de Jornalismo Cultural promovido pela revista "Cult", a palestra com Spiegelman ocorreu no teatro da PUC, em São Paulo. O evento segue até quinta-feira e inclui, entre outros convidados internacionais, o escritor e jornalista americano Gay Talese. O preço do ingresso integral é de R$ 800,00.