Topo

Italiano Modigliani ganha exposição com sua vida e obra no Masp, a partir desta quinta (17)

Contemporâneo de Pablo Picasso, André Derain e Max Jacob, Modigliani é reconhecido por seus retratos femininos com pescoços alongados, como o quadro "Lunia Czechowska" (foto) - Creative Commons
Contemporâneo de Pablo Picasso, André Derain e Max Jacob, Modigliani é reconhecido por seus retratos femininos com pescoços alongados, como o quadro "Lunia Czechowska" (foto) Imagem: Creative Commons

Do UOL, em São Paulo

17/05/2012 17h39

Artista plástico e pintor italiano contemporâneo de Picasso, Amedeo Modigliani ganha exposição com obras que traçam a trajetória de sua vida pessoal e carreira no Masp, em São Paulo, a partir desta quinta (17). 

Morto aos 35 anos vítima de uma meningite agravada por seus problemas com álcool e drogas, Modigliani deixou como herança suas mulheres de pescoços longos em quadros emblemáticos como "Lunia Czechowska" (foto). 

Além de obras e itens pessoais de Amedeo, a exposição reúne 22 trabalhos de artistas amigos e da última mulher do artista, a pintora francesa Jeanne Hébuterne, que especialistas dizem ter sido o maior amor de sua vida. 

Entre pinturas e esculturas, "Modigliani: Imagens de uma Vida" reúne 200 obras. Entre elas, estão as produzidas entre 1884 e 1920, quando foi membro da Escola de Paris, período que sucedeu a Primeira Guerra Mundial. Seus quadros de nus, pintados entre 1916 e 1919 também fazem parte da exposição, como "Grand Nu Allonguè".  

A mostra fica em cartaz até 15 de julho e depois segue para Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. 


"Modigliani - Imagens de Uma Vida"
Quando:
até 15 de julho. De terça a domingo e feriados, das 11h às 18. Às quintas-feiras, das 11h às 20h. 
Onde: Masp (Av. Paulista, 1578 - São Paulo. Tel.: 0/xx/11 3251 5644)
Ingressos: R$15, estudantes pagam R$7 com carteirinha