Topo

Herdeiros de autor de "O Poderoso Chefão" chegam a acordo sobre publicação de novo livro

Cena de "O Poderoso Chefão" - Divulgação
Cena de "O Poderoso Chefão" Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

11/05/2012 21h51

Os estúdios da Paramount e os herdeiros do escritor Mario Puzo chegaram a um acordo provisório que permite a distribuição de uma sequência do livro "O Poderoso Chefão", mas as partes continuam a disputa pelos direitos em um tribunal de Nova York.

Richard Kendall, que representa a Paramount, disse que informou o juiz federal em audiência nesta sexta (11) que vai autorizar a publicação de "Corleone Family" contanto que os fundos que os herdeiros de Puzo já receberam ou receberão fiquem em custódia de uma terceira parte até a resolução da disputa. "Corleone Family", escrito por Ed Falco, foi lançado na terça-feira (8) e se baseia em um roteiro não produzido de Puzo.

A Paramount entrou com processo contra os herdeiros do escritor em fevereiro, alegando que eles permitiram a publicação de "The Godfather Revenge" e "Corleone Family" sem sua permissão. O estúdio afirmou que um acordo de 1969 entre a Paramount e Puzo deu ao estúdio todos os direitos do romance "O Poderoso Chefão", com exceção da publicação do romance original.

Mas, no mês seguinte, os herdeiros revidaram, entrando com outro processo, alegando que o estúdio não cumpriu o seu contrato com o autor e buscando a rescisão do contrato de 1969. Os herdeiros do escritor afirmam que Puzo manteve os direitos literários no acordo.