Topo

Jair Rodrigues, Gilberto Gil e Rita Cadillac fecham a Virada Cultural neste domingo

Elis Regina e Jair Rodrigues no programa "Dois Na Bossa" no final dos anos 1960 - Divulgação
Elis Regina e Jair Rodrigues no programa "Dois Na Bossa" no final dos anos 1960 Imagem: Divulgação

Da Redação

06/05/2012 07h47

Principal atração do palco que homenageará Elis Regina na Virada Cultural de São Paulo, Jair Rodrigues adianta que tocará músicas da série "Dois na Bossa", além de clássicos como "Arrastão”, “Romaria” e “Upa Neguinho”, no show-homenagem marcado para as as 18h do domingo (6), na Avenida São João. Na mesma hora, Gilberto Gil se apresentará no espaço dedicado à música afro na praça na Virada, o Palco Júlio Prestes. No palco Cabaré, a grande estrela é a ex-chacrete Rita Cadillac.

Veja os destaques da programação da Virada Cultural

Jair Rodrigues disse em entrevista ao UOL estar lisonjeado em poder homenagear Elis nos 30 anos de sua morte. "Nunca esqueço dela. Ela fez parte do começo da minha carreira", disse. Além do cantor, 16 outras intérpretes passarão pelo palco Boulevard São João, na Avenida São João, cantando álbuns importantes da carreira da artista.

O cantor também narrou com detalhes o primeiro encontro que teve com a parceira, dizendo que, na ocasião os dois se "homenagearam". “Eu cantei ‘Menino das Laranjas’ e ela cantou ‘Deixe que Digam’”, disse . A dupla se conheceu nos bastidores do programa 'Almoço com as Estrelas', apresentado por Airton e Lolita Rodrigues, na extinta TV Tupi. "Eu já sabia que iríamos ser tipo Pelé e Coutinho da música", brincou.

Destaques do domingo

Na sequência da Virada Cultural na manhã do domingo (6), 22 chefs de restaurantes badalados começam a servir seus pratos com preços que variam de R$ 5 a R$ 15,a partir das 8h da manhã.

Na programação musical, os destaques são Titãs (12h), Leci Brandão (14h30), Jair Rodrigues (18h) e Gilberto Gil (18h). O palco Cabaré é encerrrado por Rita Cadillac, também às 18h.

Transporte
Para não tumultuar o centro da cidade, onde estão concentrados a maioria das atrações, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) recomenda que o público use o transporte público para chegar à região. Várias vias nas imediações da Nova Luz estarão bloqueadas por conta dos palcos e a oferta de vagas de estacionamento será escassa e em locais distantes de onde os shows acontecerão.

Neste ano, todas as estações do Metrô, nas linhas 1-Azul (Jabaquara–Tucuruvi), 2-Verde (Vila Prudente–Vila Madalena), 3-Vermelha (Corinthians/Itaquera–Palmeiras/Barra Funda) e 5-Lilás (Capão Redondo–Largo Treze) e Linha-4 Amarela funcionarão ininterruptamente. As linhas 7-Rubi, 8-Diamante, 9-Esmeralda, 10-Turquesa, 11-Coral e 12-Safira da CPTM também funcionarão durante todo o evento, com intervalo médio de 20 minutos entre as composições.

Além disso, 72 linhas de ônibus operarão durante a madrugada, fazendo o transporte entre o Centro e diversos pontos da capital, como estações do Metrô. O horário de funcionamento do Bilhete Amigão, que permite ao usuário realizar até quatro viagens em um período de oito horas, será antecipado e valerá para todo o sábado e domingo.

Uma linha especial de ônibus foi criada para facilitar o deslocamento do público entre as atividades oferecidas na Virada. A linha 2001/10 Terminal Amaral Gurgel/Terminal PQ. Dom Pedro II funcionará ininterruptamente entre às 18h do sábado e 20h de domingo, operando com ponto inicial no Term. Amaral Gurgel e atendendo os Terminais Bandeira, PQ. Dom Pedro II e Princesa Isabel. O intervalo médio programado é de 10 minutos.

Segurança
A equipe de segurança da Virada Cultural 2012 é formada por 900 seguranças particulares e integrantes da Polícia Militar e Guarda Civil Metropolitana. O atendimento médico será feito por 250 brigadistas, 38 ambulâncias e 15 UTIs móveis. Postos de policiamento e quatro postos médicos estarão localizados em pontos estratégicos para atender ao público.

Alimentação
Além do projeto Chefs na Rua, que servirá pratos de alta gastronomia no Minhocão, a Virada Cultural terá dez bolsões de alimentação espalhados pelo Centro. As praças de alimentação ficarão no seguintes locais: Praça da Sé, Rua do Tesouro, Largo São Francisco, Parque do Anhangabaú, Boulevard São João, Rua Coronel Xavier de Toledo, Praça da República, Praça Júlio de Mesquita, Largo do Arouche, Avenida Rio Branco, Praça Princesa Isabel, Largo General Osório e Avenida Cásper Líbero.

Sanitários
A Virada Cultural terá 950 banheiros químicos localizados em grandes espaços abertos e próximos aos palcos.