Entretenimento

Virada Cultural começa às 18h deste sábado (5) com shows de Guilherme Arantes e Mutantes

Divulgação
Guilherme Arantes se apresenta na Virada Cultural, às 18h00, no Largo do Arouche Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

05/05/2012 07h12

A oitava edição da Virada Cultural de São Paulo, que conta com 900 atrações espalhadas pelo centro da cidade, Sescs e Ceus da capital, começa às 18h deste sábado (5) com a abertura simultânea de cinco palcos.

No Largo do Arouche, quem abre a programação, às 18h, é o cantor Guilherme Arantes, que em 2011 comemorou 35 anos de carreira. No mesmo horário, o roqueiro Serguei faz show no palco Barão de Limeira. A madrugada do sábado tem ainda shows de Tony Allen (00h) e da banda Os Mutantes (2h00).

Veja os destaques da programação da Virada Cultural

Também às 18h, a Virada Cultural dá início à maratona de teatro ao ar livre no Pátio do Colégio com a peça "Sem Pensar". protagonizada por Denise Fraga. O palco Cabaré, na Praça Darcy Penteada começa no mesmo horário e às 23h30 apresenta Gretchen.

Às 20h00 é a vez do palco stand-up comedy abrir os trabalhos com show de Tom Cavalcante. Danilo Gentili se apresenta na sequência, às 20h30. O palco tem ainda Rafinha Bastos (23h30) e Rafael Cortez (2h30).

Às 00h, o chef Alex Atala abre o projeto Chefs na Rua, no Minhocão, servindo 500 porções gratuitas da Galinhada Dalva e Dito, prato famoso de um de seus restaurantes.

Domingo
Na sequência da Virada Cultural no manhã do domingo (6), 22 chefs de restaurantes badalados começam a servir seus pratos com preços que variam de R$ 5 a R$ 15,a partir das 8h da manhã.

Na programação musical, os destaques são Titãs (12h), Leci Brandão (14h30), Jair Rodrigues (18h) e Gilberto Gil (18h). O palco Cabaré é encerrrado por Rita Cadillac, também às 18h.

 

Transporte
Para não tumultuar o centro da cidade, onde estão concentrados a maioria das atrações, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) recomenda que o público use o transporte público para chegar à região. Várias vias nas imediações da Nova Luz estarão bloqueadas por conta dos palcos e a oferta de vagas de estacionamento será escassa e em locais distantes de onde os shows acontecerão.

Neste ano, todas as estações do Metrô, nas linhas 1-Azul (Jabaquara–Tucuruvi), 2-Verde (Vila Prudente–Vila Madalena), 3-Vermelha (Corinthians/Itaquera–Palmeiras/Barra Funda) e 5-Lilás (Capão Redondo–Largo Treze) e Linha-4 Amarela funcionarão ininterruptamente. As linhas 7-Rubi, 8-Diamante, 9-Esmeralda, 10-Turquesa, 11-Coral e 12-Safira da CPTM também funcionarão durante todo o evento, com intervalo médio de 20 minutos entre as composições.

Além disso, 72 linhas de ônibus operarão durante a madrugada, fazendo o transporte entre o Centro e diversos pontos da capital, como estações do Metrô. O horário de funcionamento do Bilhete Amigão, que permite ao usuário realizar até quatro viagens em um período de oito horas, será antecipado e valerá para todo o sábado e domingo.

Uma linha especial de ônibus foi criada para facilitar o deslocamento do público entre as atividades oferecidas na Virada. A linha 2001/10 Terminal Amaral Gurgel/Terminal PQ. Dom Pedro II funcionará ininterruptamente entre às 18h do sábado e 20h de domingo, operando com ponto inicial no Term. Amaral Gurgel e atendendo os Terminais Bandeira, PQ. Dom Pedro II e Princesa Isabel. O intervalo médio programado é de 10 minutos.

Segurança
A equipe de segurança da Virada Cultural 2012 é formada por 900 seguranças particulares e integrantes da Polícia Militar e Guarda Civil Metropolitana. O atendimento médico será feito por 250 brigadistas, 38 ambulâncias e 15 UTIs móveis. Postos de policiamento e quatro postos médicos estarão localizados em pontos estratégicos para atender o público.=

Alimentação
Além do projeto Chefs na Rua, que servirá pratos de alta gastronomia no Minhocão, a Virada Cultural terá dez bolsões de alimentação espalhados pelo Centro. As praças de alimentação ficarão no seguintes locais: Praça da Sé, Rua do Tesouro, Largo São Francisco, Parque do Anhangabaú, Boulevard São João, Rua Coronel Xavier de Toledo, Praça da República, Praça Júlio de Mesquita, Largo do Arouche, Avenida Rio Branco, Praça Princesa Isabel, Largo General Osório e Avenida Cásper Líbero.

Sanitários
A Virada Cultural terá 950 banheiros químicos localizados em grandes espaços abertos e próximos aos palcos.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo