Topo

Entretenimento

Após cinco anos fechado, Museu de arte naïf reabre no Rio nesta sexta (26)

CreativeCommons
Fachada do Museu Internacional de Arte Naif do Brasil, no Rio de Janeiro (26/4/2012) Imagem: CreativeCommons

Valor Econômico

26/04/2012 19h31

Fechado há cinco anos, o Museu Internacional de Arte Naïf (Mian), no Rio, voltará a receber visitantes a partir desta sexta-feira (26). O local, que possui um acervo de 6.000 obras, provenientes de mais de cem países, reabre parcialmente com oito mostras e 250 trabalhos em exibição.

A exposição temporária "'Molas' do Panamá" reúne quinze telas feitas por índias da tribo Kuna. Nas molas, várias camadas de tecidos coloridos são costuradas e bordadas. As outras mostras são permanentes. Uma delas é uma sala dedicada a Henri Rousseau, considerado o primeiro artista moderno a ser reconhecido como naïf.

Outra mostra, "Lenda ou Realidade", apresenta trabalhos de Prefete Duffaut (Haiti), Luiza Caetano (Portugal), Thraki Jones (Chipre), Ysanne Gayet (Paraguai), Barbara Wikle (EUA) e Tito Lucaveche (Espanha). Já a "Mestres Naïfs Brasileiros" terá obras de Aparecida Azedo, Lia Mittarakis, Gerson, Elza O.S, Grauben, Chico da Silva, Octacilia, Cardosinho, Leandro Joaquim, Heitor dos Prazeres, Miriam e Miranda.

O local foi idealizado pelo colecionador Lucien Finkelstein, que criou uma fundação em 1985 para implantar o museu. Hoje, a instituição é dirigida pela filha dele, Jacqueline Finkelstein. A verba para a reabertura do Mian, cujo valor não foi divulgado, foi concedida pela Prefeitura do Rio e pela organização holandesa Prince Claus Fund. O museu ainda não tem, porém, os recursos necessários para sua manutenção e recuperação da fachada.


Museu Internacional de Arte Naïf
Onde: Rua Cosme Velho, 561, Cosme Velho, Rio. Tel.: 0/xx/21 2205-8612
Quando: de terça a sexta, das 10h às 18h; sábado, das 12h às 18h com agendamento prévio (pode ser feito até um dia antes).
Ingresso: R$ 16; R$ 8 para estudantes, menores de idade e maiores de 60 anos; crianças até 5 anos não pagam.

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento